Pages

quinta-feira, 1 de março de 2018

Casinhas registrou a segunda maior chuva de PE nesta quarta-feira (28)

Margens da PE-102, no Sítio Catolé de Mitonho,
alagadas com as chuvas fortes que atingiram
Casinhas na tarde desta quarta-feira (28)
(Foto: Blog Casinhas Agreste)
Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

O município de Casinhas registrou a segunda maior chuva de Pernambuco ocorrida nesta quarta-feira (28), conforme Boletim Pluviométrico divulgado pela Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Segundo o órgão, choveu 79,3 mm durante todo o dia, com as maiores precipitações sendo anotadas entre a tarde e o começo da noite, em um intervalo inferior a 8 horas. No documento, a chuva de maior volume no Estado, aconteceu em Serra Talhada, no Sertão, que acumulou 88,4 mm nas últimas 24 horas.


"Alguns mananciais, como barreiros e açudes, estão com 80% de água, situação diferente de 15 dias atrás. Estas chuvas estão sendo bem vindas e aproveitadas. Conversei com o prefeito João Camêlo e decidimos que vamos iniciar imediatamente o corte de terra", afirmou o secretário de Agricultura de Casinhas, André Ferreira, no programa Plantão de Notícias da Rádio Integração FM, na tarde desta quinta-feira (1.º).
Rua Manoel José Pessoa, no Bairro São Sebastião 
e quadra de esportes do Bairro Bela Vista, em 
Surubim, ficaram completamente alagadas
(Eduardo Gomes/ Divulgação/ WhatsApp)
Em Vertente do Lério, também ocorreram chuvas intensas, um acumulado de 68 mm. Surubim registrou 50 mm de precipitação, o suficiente para causar transtornos a moradores de vários bairros da cidade. Na Rua Valdizia de Oliveira Cabral, no Bairro São Sebastião, a parede de uma residência desabou. Não houve feridos. Apenas danos materiais. Próximo dali, a Rua Manoel José Pessoa ficou totalmente coberta pela água que transbordou para alguns imóveis.

No Bairro Bela Vista, localizado em uma das áreas mais baixas da cidade, a água além de invadir casas, alagou a quadra de esportes da comunidade. “As chuvas foram mais fortes a partir de Surubim até a região de divisa com a Paraíba. Em outras cidades como Cumaru, Salgadinho e Frei Miguelinho choveu menos”, afirma Denny Lapenda, gerente regional do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA).

Nas cidades em que as chuvas podem abastecer a Barragem de Jucazinho, a precipitação foi mínima. Em Toritama não choveu, já em Santa Cruz do Capibaribe o acumulado foi de 2,3 mm e Vertentes registrou apenas 2,0 mm. Confira outros números da região: Bom Jardim (6,8 mm), Cumaru (19,6 mm), Frei Miguelinho (5,3 mm), João Alfredo (30 mm), Orobó (7,8 mm), Salgadinho (33,9 mm), Santa Maria do Cambucá (18 mm) e Taquaritinga do Norte (10 mm).