Pages

terça-feira, 10 de abril de 2018

Ana Célia coordena mesa temática durante o 5° Congresso Pernambucano Municipalista

Foto: Alian Oliveira/Divulgação
Da ASCOM SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

Orientações técnicas sobre o uso dos recursos do Fundo Municipal da Assistência Social (FNAS) foi o tema de uma palestra realizada na última sexta-feira (06), durante o 5° Congresso Pernambucano Municipalista. O nosso município foi representado pela prefeita Ana Célia, que esteve como coordenadora da mesa, e pela secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Penélope Andrade, também presidente do COEGEMAS.
Foto: Alian Aragão/Divulgação
Durante o encontro, os participantes receberam orientações sobre a execução orçamentária e financeira, pontos relativos à destinação, operacionalização e prestação de contas dos recursos do Fundo da Assistência Social. Também foram demonstrados onde os recursos podem ser aplicados e diversas funcionalidades, como prestação de serviços, custeio de pessoal, estruturação da assistência social municipal, aprimoramento do cadastramento único, aquisições diversas, informatização da rede de assistência, suplementação de serviços, entre outras.

Você também viu?
Surubim, sua arte e seus artistas em destaque no 5° Congresso Pernambucano Municipalista

"É necessário promover a capacitação dos gestores e aprimorar o conhecimento no que diz respeito às metodologias e aos trâmites para que os municípios possam se estruturar melhor na área. É fundamental a capacitação das equipes", disse a prefeita Ana Célia. Para a secretária Penélope Andrade, é imprescindível que o gestor conheça o orçamento e a execução do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). "Para que a população tenha um serviço de qualidade é preciso que o gestor saiba administrar bem o SUAS e conhecer o orçamento e a execução financeira", afirma.