Pages

terça-feira, 18 de fevereiro de 2020

Governador anuncia repasse de recursos para a saúde e obras do FEM

Foto: Aroeira/Folha de Pernambuco
Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Na primeira reunião extraordinária da Amupe, na manhã desta terça-feira, o governador Paulo Câmara (PSB) anunciou aos prefeitos um calendário de repasse de recursos do Governo do Estado. Ele anunciou o pagamento da Farmácia de todos os municípios e do Samu de parte das cidades pernambucanas. Além disso, se comprometeu com um cronograma de repasses para as obras do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento Municipal (FEM).

"Venho, mais uma vez, colocar o governo à disposição e dizer que a gente tem pautas e agendas que são necessárias e importantes serem finalizadas", disse Paulo Câmara, citando a série de reuniões realizadas para solucionar os repasses da saúde. "A gente já decidiu primeiro voltar os pagamentos. Então já fizemos na última semana e já deve ter sido creditado na conta de todos os 184 municípios o retorno do pagamento da farmácia e do SAMU - no caso do SAMU, para uma parte dos municípios. O secretário André Longo está aqui hoje justamente para fazer uma pactuação final para que a gente possa efetivamente agora em diante da possibilidade de retorno dos repasses também tem condições de fecharmos as outras questões que ficaram abertas", pontuou o governador.

CONFIRA ÍNTEGRA DO PRONUNCIAMENTO DE PAULO CÂMARA NO VÍDEO ABAIXO:

     

"E, ao mesmo tempo, também comunicar que nós estamos procedendo dois repasses também agora no mês de março e o mês de abril para a regularização dos FEMs que já estão aptos. Então a gente tem no mês de março, no dia 19, vamos fazer o pagamento de tudo que está pendente. Para ver se a gente consegue zerar e, no dia 17 de Abril, a gente zera também tudo que tá apto nas obras que já estão em andamento do FEM 15. Então, nesses próximos 60 dias a gente vai dar a condição de tudo que está pendente de obra em aberto a gente avançar e zerar e para, a partir de maio, a gente ver os municípios que ainda não começaram o FEM 15, as condições exigibilidade para eles começarem", informou Paulo.

"O critério que normalmente a gente utiliza é o município menor começar primeiro e o município maior ficar no mês subsequente. Mas também dentro desse cronograma e fazer isso no mês de maio e junho. Então a gente teria condições nos próximos quatro meses de dar uma condição para finalizar efetivamente", disse o governador. "É fundamental para vocês e importante para a população mais ainda. Então a gente avança na saúde para a garantia desses repasses e também com a nossa determinação podemos falar que do Governo do Estado e não vai faltar determinação com certeza para os municípios próximos 120 dias a gente achar uma equação final para isso", concluiu.