Pages

segunda-feira, 8 de junho de 2020

Em live, Fernando Bezerra Coelho destaca ações do governo Bolsonaro

Foto: Divulgação/Reprodução
Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em entrevista ao jornalista Rhaldeney Santos, em uma live no Instagram do Diario de Pernambuco nesta segunda-feira (8), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB/PE), que é líder do governo no Senado, fez um balanço sobre a gestão do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) neste período de pandemia da Covid-19. O parlamentar também destacou a relação do presidente com o Congresso Nacional, com os partidos do chamado Centrão e com os governadores, além dos recursos destinados pelo governo federal para ajudar o país a enfrentar a pandemia do novo coronavírus.

Segundo Fernando Bezerra, o presidente Bolsonaro iniciou sua gestão tendo uma relação de "altos e baixos" com o Congresso, mas que em 2018 teve uma grande identidade (do Congresso) com o governo Bolsonaro. Ele citou como exemplo, a aprovação da Reforma da Previdência. "Foi algo muito importante para que o Brasil pudesse resgatar a confiança dos investidores nacionais e internacionais e também para preparar o terreno para recuperação da economia", destacou o senador.

Sobre a questão da aproximação do presidente com os partidos do Centrão, Fernando Bezerra Coelho ressaltou que, apesar de Bolsonaro ter sido eleito com mais 57 mil votos, o partido dele não forma a maioria de deputados e senadores e, por isso, a necessidade de composição com outras legendas. "Você precisa compor para aprovar suas matérias, sua agenda de governo".

Em relação as medidas para ajudar governadores e a população no enfrentamento à Covid-19, foi enfático ao falar sobre as medidas adotadas pelo governo, a exemplo do auxílio emergencial para os trabalhadores informais, o plano de ajuda financeiro aos gestores estaduais e liberação de crédito para pequenas e médias empresas. Disse, ainda, que a gestão de Bolsonaro tem adotado medidas para economizar recursos, a exemplo do congelamento dos salários dos servidores públicos até 2021.

Quando questionado sobre as eleições municipais em Pernambuco, especificamente a campanha do Recife, afirmou que inicialmente sinalizou o apoio a uma possível candidatura do deputado federal Raul Henry (MDB), mas deixou claro que o parlamentar ainda não definiu se irá ou disputar. "Estamos aguardando uma sinalização dele. Mas, como certeza, iremos apoiar uma candidatura de oposição".