Pages

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Tradicional Festa de Santa Luzia, em Surubim, sofre alterações por conta da pandemia


Do NEGÓCIOS E INFORMES - Luís Fernando Germano
charlesnasci@yahoo.com.br

Pela primeira vez em mais de 80 anos de capela, a tradicional procissão de Santa Luzia, na comunidade Alto de Santa Luzia, localizada na divisa entre os municípios de Surubim e Casinhas, será realizada sem a participação de fiéis a pé seguindo o andor. Por determinação do bispo da Diocese de Nazaré, Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, desde o mês de março, eventos dessa natureza estão proibidos para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Para não cancelar a tradicional procissão, o padre Artur Alexandre, pároco da Matriz de São José, sugeriu que ela fosse realizada com a imagem da padroeira percorrendo algumas ruas da cidade em um veículo (permitindo que os devotos vejam o andor das próprias casas), ou podendo ser acompanhada por carros, porém, os automóveis não terão acesso à Capela de Santa Luzia, onde acontecerá a Celebração Eucarística.

A programação festiva começa nesta quarta-feira, 9 de dezembro, e se encerra no próximo sábado, 12, dia da festa. A procissão motorizada sairá este ano da residência de Romero da Carreta, ao lado da Soft Academia, no Centro de Surubim, às 17h30. A tradicional arrematação também foi cancelada. A festa completa este ano sua 85ª edição e costuma reunir a maior multidão de fiéis católicos da zona rural de Surubim.