Subscribe:
.

terça-feira, 19 de janeiro de 2021

Momento histórico: vacina contra a Covid-19 é aplicada pela primeira vez em Pernambuco


Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O Estado de Pernambuco deu a largada na noite desta segunda-feira (18.01) para vacinação contra a Covid-19. A primeira pernambucana a ser imunizada foi a técnica em enfermagem Perpétua do Socorro Barbosa dos Santos, de 52 anos. Perpétua se disse emocionada com o momento. "Estou um pouco emocionada, porque é um momento histórico para mim e para todos. Quero dizer e agradecer a Deus por estar nessa oportunidade. Estamos vitoriosos diante dessa situação", afirmou.

A vacina foi aplicada pouco antes das 22h em cerimônia com presença do governador Paulo Câmara e do secretário estadual de Saúde, André Longo, no Hospital Universitário Oswaldo Cruz (HUOC), hospital de referência no combate ao coronavírus no Estado e local onde Perpétua trabalha na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A cerimônia aconteceu cerca de duas horas e meia depois de as primeiras doses da CoronaVac chegar a Pernambuco.

"Este é um dia histórico para Pernambuco com a chegada para a imunização contra a Covid-19. Deverá ser um divisor de água para o combate ao coronavírus em nosso Estado. É um marco histórico termos uma vacina em menos de um ano de enfrentamento de uma pandemia. Isso reforça o papel da ciência e da tecnologia contra aqueles que defendem o negacionismo e o terraplanismo", disse o secretário André Longo, em discurso antes do início da imunização.

O governador Paulo Câmara chamou atenção para que os cuidados de segurança sanitária por parte da população devam permanecer mesmo após o início da vacinação. "O momento ainda vai precisar de muitos cuidados e etapas e muito ainda há que se fazer". Câmara também lembrou que ainda faltam definições para o Plano Nacional de Imunização. "Precisamos ainda de definições dos próximos lotes de vacinas a serem enviados ao Estado. Temos inicio com essas 270 mil doses, a gente precisa da definição das próximas datas para se programar melhor", cobrou o governador.

VACINAS

O primeiro lote com 270 mil doses da vacina contra a Covid-19 chegou na noite desta segunda-feira (18), às 19h29, no Aeroporto Internacional dos Guararapes/Gilberto Freyre, no Recife. As doses vieram em um voo comercial da Latam, que também contava com passageiros a bordo da aeronave.