Pages

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Senador José Maranhão morre aos 87 anos, vítima de covid-19


Do PODER360
charlesnasci@yahoo.com.br

O senador José Maranhão (MDB-PB), 87 anos, morreu nesta 2ª feira (8.fev.2021) por complicações decorrentes da covid-19. Ele estava internado desde 29 de novembro de 2020. Foi transferido para UTI do Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, em 3 de dezembro. O corpo do congressista será enterrado em Araruna (PB), sua cidade natal. Maranhão era o senador mais velho da legislatura atual e também o presidente do MDB na Paraíba. Estava de licença desde 12 de janeiro.

A senadora Nilda Gondim (MDB-PB) era sua suplente. Já havia tomado posse durante a licença do Senador e agora será sua sucessora. A congressista, que ingressou na política em 2009, é mãe do ministro do TCU (Tribunal de Contas da União) Vital do Rêgo Filho. Maranhão foi o 2º senador a morrer de covid-19. Arolde de Oliveira (PSD-RJ) morreu da doença em 21 de outubro, aos 83 anos.

BIOGRAFIA

José Maranhão nasceu em 6 de setembro de 1933 e era formado em Direito pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba). Começou sua carreira política em 1955 como deputado estadual da Paraíba. Também foi governador e vice-governador do Estado. Foi deputado federal de 1983 a 1995 e participou da Assembleia Nacional Constituinte. Teve os direitos políticos cassados pelo regime militar e voltou à vida pública depois da redemocratização do país.

Deixa a mulher, a desembargadora Maria de Fátima Bezerra, e 3 filhos (Maria Alice, Leônidas e Letícia) e 2 netos (José Neto e Maria de Fátima).