Pages

terça-feira, 9 de março de 2021

Candidaturas de pais e filhos devem marcar eleição de 2022 em Pernambuco


Do BLOG PONTO DE VISTA - Wellington Ribeiro
charlesnasci@yahoo.com.br

A eleição de 2022 em Pernambuco possui grandes chances de se ter vários pais e filhos concorrendo à vagas proporcionais. Em 2018 algo semelhante aconteceu quando Wolney Queiroz e o seu pai Zé Queiroz disputaram com êxito vaga na Câmara Federal e Assembleia Legislativa, respectivamente, e André Ferreira e Manoel Ferreira também realizaram algo semelhante. Henrique Queiroz, atual presidente do ITERPE, e o seu filho e deputado estadual Henrique Queiroz Filho, também devem repetir a dobradinha realizada em 2018.

Desta vez, além da dobradinha dos caruaruenses e dos vitorienses, ao menos outras quatro podem acontecer. Uma delas é de Lula Cabral e Fabíola Cabral. O primeiro, embora seja lembrado para substituir a filha na disputa de deputado estadual, se apresenta como uma alternativa bastante viável para a Câmara Federal, mantendo desta forma a condição de Fabíola buscar a reeleição para a ALEPE. O que motiva tal cenário é que Lula tem potencial para sair apenas da Região Metropolitana com parte significativa da sua eleição para Brasília.

Outra possibilidade de dobradinha entre pai e filho diz respeito a Eriberto Medeiros disputar a reeleição para a ALEPE e o seu filho, o vereador recifense Eriberto Rafael, concorrer à Câmara Federal. Caso Rafael entre no jogo, só no Recife ele deve sair com mais de 25 mil votos. Uma excelente partida sem contar os demais municípios da RMR. O restante dos votos necessários para completar a sua eleição viriam do interior, onde o pai possui uma robusta e sólida base.

A família Da Fonte, por sua vez, já está decidida a ampliar o seu espaço de poder na política pernambucana. Enquanto Eduardo da Fonte segue para emplacar o seu 5º mandato na Câmara Federal, o seu filho Lula da Fonte já ligou os motores para disputar uma vaga na ALEPE. Por fim, a quinta dobradinha entre pai e filho se volta para a família Bezerra Coelho. Prestes a finalizar o seu mandato no Senado Federal, Fernando Bezerra Coelho deve trocar o salão azul do Senado pelo tapete verde da Câmara Federal tendo o seu filho, o já deputado estadual Antônio Coelho, como candidato à reeleição para a Assembleia Legislativa.