Pages

segunda-feira, 29 de março de 2021

Dois ministros do governo Bolsonaro anunciaram demissão nesta segunda-feira


Do TERRA
charlesnasci@yahoo.com.br

O ministro da Defesa, o general Fernando Azevedo e Silva, pediu demissão ao presidente Jair Bolsonaro na tarde desta segunda-feira (29). É o segundo ministro que renuncia ao governo no mesmo dia. Mais cedo, quem entregou o cargo foi Ernesto Araújo, ministro das Relações Exteriores. Em nota oficial, o agora ex-ministro da Defesa agradeceu o presidente Bolsonaro pela "oportunidade de servir o País", mas não explica o motivo do desligamento.

Anunciado durante a transição de governo, em 2018, quando era assessor do então presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Dias Toffoli, Azevedo e Silva foi chefe do Estado-Maior do Exército, considerado um dos cargos de maior prestígio.

Já o embaixador Ernesto Araújo se reuniu com o presidente Jair Bolsonaro mais cedo para entregar seu cargo. Ernesto passou pouco mais de 800 dias à frente do Itamaraty e vinha sendo contestado dentro e fora do governo. A saída do chanceler, um dos membros mais proeminentes da ala ideológica do governo do presidente Jair Bolsonaro, acontece em meio à pressão do Congresso, descontente com a condução da política externa do País.