Pages

quarta-feira, 21 de abril de 2021

Vaquejadas e feiras agropecuárias estão liberadas em Pernambuco


Do BLOG DO ALVINHO PATRIOTA
charlesnasci@yahoo.com.br

Municípios pernambucanos já podem permitir a realização de vaquejadas e feiras agropecuárias, desde que sigam todos os protocolos de prevenção ao coronavírus definidos pelas autoridades sanitárias. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco (Adagro), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), informou nessa terça-feira (20.04) que essa liberação integra a retomada gradual das atividades sociais e econômicas no novo plano de convivência com a Covid-19.

Os organizadores de feiras e vaquejadas precisam pedir autorização, mediante envio de requerimento com, no mínimo, 30 dias de antecedência para qualquer unidade da Adagro no Estado. Ainda devem pagar taxas e licenças próprias, garantir que o evento tenha um médico veterinário como responsável técnico, assegurar o distanciamento social e disponibilizar internet para emissão remota das guias de trânsito animal (GTAs). A Adagro vai analisar os documentos e uma vistoria técnica definirá a autorização ou medidas corretivas.

As feiras agropecuárias foram classificadas como atividades econômicas. Já as vaquejadas se enquadram na categoria de esportes individuais, devendo obedecer a protocolos que impedem a presença de público nas arquibancadas e realização de shows musicais; obrigatoriedade do uso de máscara; distribuição ampla e irrestrita de álcool 70% e permissão de acesso ao evento apenas dos competidores, médicos, tratadores e outros membros das equipes.