Pages

quinta-feira, 6 de maio de 2021

Surubim perde o historiador Antônio Cabral


Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Autor do livro Memórias da Terra do Boi Surubim, Antônio Ferreira Cabral morreu de parada cardíaca em sua residência na cidade mineira de Montes Claros às vésperas de completar 91 anos, no dia 10 de março passado. Somente nestes últimos dias a reportagem do Correio do Agreste soube do seu falecimento e, devido à sua importância para o município de Surubim, registra neste espaço esse lamentável fato.

Ele foi um dos principais historiadores surubinenses. Seu livro é considerado uma referência histórica para o município. Igualmente relata suas memórias baseadas, sobretudo nas décadas de 1930 e 40 quando viveu na então pequena cidade de Surubim. Mergulhou nas pesquisas e descreveu as origens do município com documentos importantes nas mãos. Teceu hipóteses bem fundamentadas sobre a origem do nome Surubim e datas de fundação da vila e do município. Registrou troncos de famílias, costumes, a evolução econômica, política, esportiva, cultural e demográfica, a dificuldade hídrica, personagens populares, o folclore e as festas populares de sua terra.

Nascido em 1930, frequentou o curso primário no Colégio Nossa Senhora do Amparo e o ginasial em Limoeiro, no ano de 1950 já se encontrava na capital federal, o Rio de Janeiro, onde na Faculdade Nacional de Direito bacharelou-se em Ciências Jurídicas Sociais. Radicou-se no estado de Minas Gerais e estabeleceu-se em Montes Claros – MG como advogado tendo exercido atividades como jornalista amador e escritor.

Escreveu oito livros entre os quais Memórias da Terra do Boi Surubim que, sem dúvidas é uma das melhores publicações abordando a História de Surubim. A foto que ilustra esta reportagem é de 2011, ano em que Antônio Cabral visitou Surubim pela última vez.