Pages

quarta-feira, 28 de julho de 2021

Bolsonaro: 'Dois anos e meio sem acusação de corrupção é uma coisa fantástica'


Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) aproveitou a solenidade de assinatura do decreto que institui o Sistema de Integridade Pública do Poder Executivo Federal nessa terça-feira (27.07) para fazer defesa de seu governo. O mandatário voltou a afirmar que está há dois anos e meio sem acusações de corrupção. O chefe do Executivo ainda se justificou indiretamente sobre a aliança agora fortalecida com o Centrão e alegou que, no começo do mandato, "abandonou um pouco a questão política", mas viu que era necessário o apoio do Congresso. Com isso, segundo ele, o governo foi se "moldando".

"Em 2018, numa campanha modesta, num primeiro momento sozinho, mas acreditando em Deus e na potencialidade do seu povo, aconteceu o que ninguém esperava: chegamos ao governo. E tínhamos que fazer algo realmente diferente, mas diferente para melhor. Tive a oportunidade ímpar como chefe do Executivo de escolher o nosso ministério baseado em questões técnicas, pouco políticas, mas era o que podíamos e tínhamos que fazer naquele momento. Compusemos um time de ministros nunca visto em outros governos. Abandonamos um pouco a questão política, mas vimos que era necessário, cada vez mais, buscar o apoio e o entendimento do parlamento. Fomos nos moldando, mas, desde o início, aquela bandeira que foi de todos os outros que me antecederam, que não foi diferente da minha, nós pusemos em prática: o efetivo combate à corrupção", apontou.

"Hoje podemos falar disso porque estamos há dois anos e meio do início do nosso governo sem uma mácula sequer sobre corrupção, demonstrando na prática como poderíamos mudar o Brasil. Antes de nós, os bancos e estatais davam prejuízo de dezenas de bilhões, conosco passaram a ter lucro. Podemos citar alguns casos práticos como o nosso BNDES, como era utilizado no passado e como é utilizado nos dias de hoje sob comando do (ministro da Economia, Paulo) Guedes. Também a nossa Caixa, em dois anos tivemos muito mais lucro que os 10 anos que nos antecederam, o mesmo com o Banco do Brasil", acrescentou.

Bolsonaro continuou destacando que o governo não possui qualquer acusação de corrupção. "Dois anos e meio sem qualquer acusação de corrupção, realmente é uma coisa fantástica. Mas nós não consideramos isso virtude, é uma obrigação, é o mínimo que podemos fazer para com nossa população. Vamos nos mantendo nessa posição, que só assim podemos, de fato, mais que sonhar, ter a certeza que teremos um Brasil melhor para todos nós. E todos nós sabemos o que queremos".