Pages

sexta-feira, 8 de outubro de 2021

Políticos lamentam morte do sindicalista Zé Rodrigues, aos 81 anos, em Bom Jardim


Da REDAÇÃO, com DIMAS SANTOS
charlesnasci@yahoo.com.br

Faleceu na madrugada da quinta-feira (07.10), em sua residência na cidade do Bom Jardim, o líder sindical rural e presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais desse município José Rodrigues da Silva, aos 81 anos. O corpo de Zé Rodrigues foi sepultado ontem no Cemitério do Bom Jardim.
Jose Rodrigues da Silva, filho de Maria Júlia do Espírito Santo, nasceu no sítio Melão, em Bom Jardim, no dia 4 de junho de 1940. Era casado com Georgina Delmondes dos Reis e Silva, e pai de três filhos e três netos.

Iniciou sua atividade sindical em 1968, como presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bom Jardim, se reelegendo por dois mandatos. Em 1975 assumiu a secretaria geral da Federação dos Trabalhadores da Agricultura do Estado de Pernambuco – FETAPE, chegando à presidência da entidade em 1978. Também exerceu a representação de juiz classista da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça do Trabalho, durante 6 anos. Foi suplente de senador pelo PSB. Em 2014 foi eleito presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil – CTB-PE. A partir de 2018 voltou à presidência do Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Bom Jardim, até a presente data.

Em nota, o prefeito Janjão lamentou a morte de Zé Rodrigues se referindo a ele como um "grande amigo e defensor das pessoas humildes, trabalhador incansável das lutas sociais, orgulho do povo bonjardinense". "José Rodrigues viverá para sempre em nossos corações, na nossa lembrança, como exemplo de um grande brasileiro, sindicalista que só pensava em ajudar o próximo. Um verdadeiro guerreiro. Fica para nós, o seu bom exemplo, a sua persistência e luta pela vida!" 

O governador de Pernambuco, Paulo Câmara, também expressou nota de pesar: "O nome de José Rodrigues da Silva ficará escrito na história das lutas dos agricultores de Pernambuco. Cinco vezes presidente da Fetape, ele deixa exemplos de bravura e persistência, mas também de parcerias com o Governo do Estado na implementação de programas importantes como o Chapéu de Palha, Vaca na Corda e a eletrificação rural. Filho de Bom Jardim, José Rodrigues começou cedo na lida, onde enxergou os problemas do homem do campo e soube organizar a luta por melhorias e avanços. Sua morte deixa uma imensa lacuna no movimento. Quero me solidarizar com sua esposa Georgina, demais familiares, amigos e o movimento campesino, neste momento de tristeza e pesar."