Pages

quarta-feira, 2 de março de 2022

A importante força do Agreste na corrida pelo Palácio


Do BLOG DO AGRESTE - Alfredo Neto
charlesnasci@yahoo.com.br

Os analistas e os próprios políticos falam por uma boca só que a eleição para governador de Pernambuco será uma das mais disputadas da história este ano. Pela situação, apesar da máquina na mão, o PSB carrega o fator desgaste pelos quase 16 anos no comando do Estado. A Frente Popular precisará de muitas promessas para apagar as não cumpridas durante os últimos anos. Notadamente, foram mais anúncios do que ações.

Por isso, o PSB pegou a "sombra" da popularidade do presidenciável Lula (PT), que lidera as pesquisas no Estado, para tentar emplacar Danilo Cabral (PSB). Pela oposição, é a mistura do novo com o antigo. O novo pela idade. O antigo pelo sobrenome. Os prefeitos Raquel Lyra (PSDB – Caruaru), Anderson Ferreira (PL – Jaboatão) e Miguel Coelho (UB – Petrolina) foram reeleitos com boas aprovações e querem voo mais alto.

Há quem assegure os três nomes da oposição como candidatos e, num possível segundo turno, juntos e misturados. Bom, nesse contexto, vale lembrar a força do Agreste, inclusive, região berço de Raquel e Danilo. Muito se fala do peso de Miguel no Sertão e de Anderson na Região Metropolitana. Mas arrisco dizer que os eleitores agrestinos farão a diferença nas urnas, principalmente na área do Polo de Confecções.