Pages

terça-feira, 2 de agosto de 2022

Predominância será de chuvas em Pernambuco ao longo da semana, prevê Apac


Do G1 PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

As chuvas voltaram a atingir Pernambuco nesta terça-feira (2), inclusive causando pontos de alagamento em ruas e avenidas do Grande Recife. O trânsito ficou complicado e algumas pessoas enfrentaram dificuldades de sair de casa. Apesar de ter estiado no final da manhã, a Agência Pernambucana de Águas e Climas apontou que a tendência é de continuar chovendo.
O aviso de possibilidade de chuvas de moderadas a fortes emitido pela Apac vale para o Grande Recife, Zona da Mata e Agreste até o fim da tarde desta terça.

O meteorologista explicou que o começo de agosto ainda faz parte do período chuvoso na região. Segundo ele, os pernambucanos devem ver um pouco mais de sol a partir da segunda metade do mês, quando inicia-se o período seco no estado. "A previsão para hoje [terça] é de chuvas moderadas a fortes na Mata Norte, Região Metropolitana e Mata Sul. Já no Agreste, espera-se chuvas moderadas", disse o meteorologista Thiago do Vale. Para o Sertão, as chuvas devem ser fracas. As chuvas desta hoje tem relação com as chamadas Ondas de Leste, que acontecem normalmente nessa época do ano e, entre maio e junho, causaram fortes chuvas em Pernambuco.

As ondas ou distúrbios de Leste são perturbações no campo de vento e pressão que atuam na faixa tropical do globo terrestre, em área de influência dos ventos alísios, que se deslocam desde a costa da África até o Litoral leste do Brasil. Na prática, o que ocorre é a formação de nuvens de chuva por causa da circulação de correntes de vento que vêm do continente africano, passam pelo oceano e chegam ao Nordeste do Brasil.

Até o domingo (7), segundo a Apac, é possível esperar a predominância de chuva, com diminuição de intensidade ao longo da semana. Para a quarta-feira (3), a tendência é de chuva moderada para o Grande Recife. No dia seguinte, de fraca a moderada. Já para a sexta (5) e sábado (6), devem ser registradas chuvas fracas.