Pages

quinta-feira, 20 de abril de 2023

Acervo de Capiba: retorno triunfal à terra do artista


Do JORNAL O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Surubim, cidade do Agreste de Pernambuco, conhecida como a "Capital Mundial da Vaquejada", é berço de grandes personalidades da vida nacional. Entre eles, o grande Chacrinha e o genial compositor Capiba. Entre esses últimos, que eram primos, uma diferença essencial.

Enquanto a família de Chacrinha em nada valoriza as origens, com Capiba o caso é o oposto. Basta dizer que a viúva, Zezita Barbosa, mesmo sem um histórico pessoal de maiores ligações com o município, resolveu morar em Surubim. Segundo ela, uma forma de estar mais junto de sua origem e valorizar sua obra na terra natal. Deu certo. Além de ter virado pessoa querida, referência na cidade, Zezita inspira e lidera a luta para que Capiba nunca seja esquecido.

MAIS UM PASSO

Nesta quinta-feira, 20 de abril, uma solenidade de entrega marcará o retorno de parte da obra do músico Capiba ao seu acervo, em Surubim, sua cidade natal e lugar onde encontra-se reunido o acervo documental do compositor, sob a responsabilidade da viúva do artista, Zezita Barbosa.
Cerca de 930 partituras foram conservadas através do projeto 'Capiba – Preservação e Difusão', que contou com o apoio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), onde a equipe do projeto pôde executar o trabalho.

CERIMÔNIA

A cerimônia será realizada pela Associação Capiba e a produtora Página 21, em parceria com a Prefeitura de Surubim e a Câmara de Vereadores de Surubim, a partir das 10h, no Centro Cultural Dr. José Nivaldo (Casa das Juventudes de Surubim), localizado na Rua Cônego Benígno Líra, s/nº Surubim-PE.

SITE

O produto final será a criação de um site para consulta e disponibilização pública, onde será possível acessar gratuitamente as partituras e realizar o download integral de cada obra musical, tornando-se a primeira compilação das obras de Capiba, que se consagrou com o gênero que se tornaria o mais representativo da música urbana do Recife: o frevo.

INCENTIVOS

O projeto tem incentivo do Funcultura, da Fundarpe, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de Pernambuco, além do apoio do Instituto Arqueológico, Histórico e Geográfico Pernambucano (IAHGP), da Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), da Arte sobre Arte – Conservação e Restauro, da Associação Cultural Capiba e produção da Página21.