Pages

terça-feira, 29 de agosto de 2023

Leo Salazar visita Surubim nesta quarta para divulgar editais da Lei Paulo Gustavo


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O secretário executivo de Cultura de Pernambuco, Leo Salazar, chega em Surubim, no Agreste. Desde o dia 22 de agosto, Salazar iniciou o cumprimento de uma agenda por 16 cidades, do Litoral ao Sertão, à frente do SECULT-PE de ANDADA, ação de difusão de política cultural e escutas do Governo de Pernambuco junto à comunidade do Estado, que está de volta com uma missão especial: divulgar os editais estaduais da Lei Paulo Gustavo (LPG) e incentivar os agentes culturais a participar, inscrevendo seus projetos.

A ação ocorre em parceria com o Serviço Social do Comércio de Pernambuco (Sesc-PE) e os encontros estão acontecendo nas unidades da instituição. Em Surubim, será nesta quarta-feira, dia 30 de agosto, a partir das 19h, no Sesc Ler, localizado na Rua Frei Ibiapina, s/n, no Bairro São José.

SOBRE A LPG EM PE

O Governo de Pernambuco tornou público o processo de seleção de propostas de premiação e fomento à cultura visando contemplar atividades desenvolvidas por pessoas físicas e jurídicas no Estado por meio da Lei Paulo Gustavo (LPG), que foi criada para socorrer emergencialmente uma das atividades que mais sofreram com o impacto da covid-19.

Ao todo são 12 editais: Edital de Ações Criativas para o Audiovisual; Edital para Salas de Cinema; Edital de Desenvolvimento à Cadeia Produtiva do Audiovisual; Edital de Licenciamento para Conteúdos Audiovisuais; Desenvolve + Cultura; Museus e Memória Social; Edital de Ações Criativas; Edital de Fomento de Formação Cultural e Direitos Humanos; Edital de Salvaguarda das Culturas Populares, dos Povos e Comunidades; Edital de Fomento de Expressões Periféricas; Edital de Festivais, Mostras e Celebrações; e Edital de Premiação para Técnicos e Técnicas da Cultura e das Artes

O Governo de Pernambuco, através da Secretaria de Cultura, vai executar R$ 100,1 milhões através da Lei Paulo Gustavo, até o fim de dezembro. A previsão é de que cerca de 2.060 projetos sejam contemplados de todo o estado, uma vez que os editais preveem a regionalização, como forma de democratizar o acesso aos recursos, bem como indutores sócio-econômicos e acessibilidade. O processo de inscrição será online, mediante cadastro no Mapa Cultural de Pernambuco (
www.cultura.pe.gov.br).