Pages

segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Leilão da Compesa deve ser realizado em dezembro de 2024


Do BLOG CENÁRIO
charlesnasci@yahoo.com.br

Em entrevista na manhã desta segunda (4) ao Bom Dia Pernambuco, da Globo Nordeste, a governadora Raquel Lyra (PSDB) falou sobre investimentos que estão e ainda serão feitos no Estado, mas também sobre a concessão da Compesa. Os estudos para isso estão sendo realizados através do BNDES.

A ideia é de que não seja uma privatização, mas uma concessão do abastecimento por um determinado período. Desta forma, a companhia continuaria pertencendo ao Governo de Pernambuco. Outro ponto que tinha sido revelado anteriormente é que, mesmo após a concessão, a gerência das barragens continuará com o Estado. A governadora destacou que, apesar dos investimentos que vêm sendo feitos atualmente, o Governo não tem capacidade financeira para manter a Compesa. De acordo com Raquel Lyra, a previsão é de que o leilão seja realizado em dezembro de 2024.

"A necessidade de investimento [da Compesa] é muito maior do que a capacidade de investimento que o Estado tem. E é por isso que tomamos a decisão de fazer a concessão da Compesa. A Compesa continua publica, mas a gente vai ter um contrato com a iniciativa privada. Se tudo der certo, em dezembro do ano que vem a gente faz o leilão e vai ter dinheiro da iniciativa privada conseguindo fazer os investimentos aqui", afirmou a governadora.