Pages

quarta-feira, 27 de setembro de 2023

Programa do Governo Federal garante internet para mais de 2 mil escolas públicas pernambucanas


Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Para universalizar a conectividade de qualidade nas instituições públicas de educação básica, o Escolas Conectadas, do Governo Federal, vai garantir acesso à internet de qualidade em 2.122 escolas públicas de Pernambuco. O anúncio foi feito na terça-feira (26). Essa quantidade equivale a 36% dos 5.937 centros públicos de ensino do Estado. Desse total, 3.815 já contam com o serviço. Outro desafio é garantir conexão via Wi-Fi em 3.110 escolas públicas pernambucanas.

O programa é uma parceria dos ministérios da Educação (MEC) e das Comunicações e, em todo o País, vai promover o acesso à internet rápida nas mais de 138 mil escolas públicas, com um aporte de R$ 8,8 bilhões.

ALINHAMENTO DE PROGRAMAS

A mais nova ação do Governo Federal converge exatamente com a proposta do Governo de Pernambuco, que traz o programa Juntos Pela Educação e com o Planejamento Estratégico 2023 - 2026, da Secretaria de Educação e Esportes. Segundo a pasta, no diagnóstico preliminar foi identificada a necessidade de ações voltadas à conectividade em quantidade suficiente para atividades administrativas das escolas e, sobretudo, para atender também as atividades pedagógicas, incluindo e garantindo o acesso de qualidade aos professores e estudantes.

Em maio, a SEE começou as fases internas de um processo licitatório para a contratação de serviços de ampliação do acesso à Internet e Wi-Fi para as Escolas da Rede Estadual, que, apesar de ter sido iniciada antes das diretrizes do Governo Federal, já está completamente aderente à Portaria nº 33, de 7 de agosto de 2023, que define critérios da Política de Inovação Educação Conectada para repasse de recursos financeiros às escolas públicas de educação básica.

Continue lendo clicando aqui.