Pages

quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Ana Cristina Aguiar representa Casinhas no maior evento de Assistência Social do país


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos de Casinhas, Ana Cristina Aguiar, está representando o município no 23º Encontro Nacional do Congemas — o Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social. O evento, que é o maior da área no país a reunir gestores e técnicos de Secretarias de Assistência Social de todo o Brasil, teve início ontem, 24 de outubro, no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda, e segue até amanhã, dia 26. "Um encontro marcado por muita energia contagiante, debates, conhecimento e a luta pela reconstrução do SUAS [Sistema Único de Assistência Social]", comentou Ana Cristina.

O evento tem como Tema Geral "Reconstrução do Sistema Único de Assistência Social: o desafio coletivo na eliminação da fome e da pobreza, na ampliação da proteção social no Brasil". Profissionais das cinco regiões do Brasil, de 5.570 municípios, estão tendo a oportunidade de debater com representantes do Ministério de Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), inclusive com a presença do ministro Wellington Dias, as estratégias e metas do Plano Brasil sem Miséria, a política de cuidados para a população mais vulnerável do Brasil.
A programação conta com onze painéis temáticos, cinco conferências simultâneas e ainda onze oficinas de capacitação. Entre as discussões, está a retomada do financiamento para garantir a sustentabilidade na oferta de serviços em todo o Brasil; o Beneficio de Prestação Continuada: o papel do INSS e do SUAS na garantia do direito, além de um dos temas mais aguardados e que tem impacto em milhões de pessoas por todo o Brasil, presente no Painel "Direito à renda, atuação Intersetorial e o novo Bolsa Família".

Em relação ao Novo Bolsa Família, já ficou determinado desde março pelo Governo Federal que todas as famílias devem receber o mínimo de R$ 600. Todas as crianças da família com idade entre 0 e 6 anos receberão um adicional de R$ 150. Mas ainda há mudanças que devem começar a valer em 2024. No Encontro do Congemas, as novidades serão repassadas aos secretários dos municípios.

Com informações da CBN Recife