Pages

quarta-feira, 4 de outubro de 2023

Pernambuco convoca população para campanha de vacinação de crianças e adolescentes


Do JC ONLINE
charlesnasci@yahoo.com.br

Não se deve mais esperar para atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes. No próximo dia 7 de outubro (sábado) começa, em Pernambuco, a Campanha Nacional de Multivacinação.

O Estado enfrenta baixas de coberturas vacinais e corre o risco de reintrodução de doenças graves, como a poliomielite. Em Pernambuco, mais 2,8 mil salas de vacinação estão aptas a receber o público-alvo, que compreende toda a população menor de 15 anos de idade (população estimada em 2.659.650 pessoas). Até o momento, o Estado recebeu, aproximadamente, 2 milhões de doses de vacinas e já realizou a distribuição dos imunizantes para que os municípios realizem suas estratégias.

Pais, mães e/ou responsáveis pelas crianças e adolescentes podem buscar as salas e postos de vacinação, com o cartão de vacinação para análise do profissional de saúde e atualização da situação vacinal. "Consideramos a queda das coberturas vacinais uma questão de saúde pública e um fenômeno multifatorial. No Brasil, esse baixa teve início em 2012 e se acentuou a partir de 2016. A situação se agravou por causa da pandemia de covid-19", comenta a secretária Estadual de Saúde, Zilda Cavalcanti.

"Essa é uma realidade preocupante à medida que se observa o reaparecimento de algumas doenças imunopreveníveis em território nacional, e que já haviam sido erradicadas, já que nenhuma das vacinas, nos últimos anos, alcançou cobertura vacinal adequada", acrescenta.

Continue lendo clicando aqui.