Pages

sexta-feira, 3 de novembro de 2023

Fala de vereadora pernambucana contra mãe de filho especial já rende processo de cassação


Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Carlos Britto
charlesnasci@yahoo.com.br

Em Arcoverde (PE), Sertão do Moxotó, não se fala em outra coisa depois que a vereadora Zirleide Monteiro (PTB) deu uma polêmica declaração na Câmara Municipal. Após ser alvo de memes devido a uma queda que sofreu durante uma recente homenagem, de sua autoria, na casa legislativa ao deputado estadual Kaio Maniçoba (PP), Zirleide disparou sua 'metralhadora giratória' contra os autores dos memes. Sem esconder o ressentimento com as brincadeiras na internet, a vereadora endureceu as críticas sobretudo em relação a uma mulher, a qual tem um filho com necessidades especiais.

"O castigo de Deus ele dá aqui, em vida. Quando ela veio com um filho deficiente, é porque ela tinha alguma conta a pagar com aquele lá de cima. Ela já veio pra sofrer. Sinto muito, sinto muitíssimo", disse, em tom de desdém. O discurso causou mal-estar não apenas entre os pares de Zirleide. O público que assistia à sessão começou a deixar a Câmara Municipal, em protesto contra a postura da vereadora. O assunto, como não seria diferente, viralizou negativamente nas redes sociais. A vereadora já teria se retratado por suas declarações, mas o estrago já estava feito.

O ex-vice-prefeito da cidade, delegado Israel Rubis, que usava a Tribuna Livre na data do pronunciamento, formalizou junto à Câmara de Vereadores o pedido de cassação do mandato de Zirleide Monteiro. O presidente da Casa James Pacheco, vereador Weverton Barros Siqueira, se comprometeu em avaliar o caso.