Pages

sábado, 18 de novembro de 2023

MUNDO: Milei não vai vencer as eleições argentinas. E houve fraude


Da GAZETA DO POVO - Polzonoff*
charlesnasci@yahoo.com.br

Há algumas semanas cometi a temeridade de cravar que o direitista-doidão Javier Milei já perdeu as eleições presidenciais na Argentina. E, por isso, apanhei de alguns leitores que disseram que eu estava "gorando" Milei, a direita e, por alguma associação que me escapa, até Bolsonaro. Para piorar, depois que o texto foi publicado, começaram a circular na bolha em que vivo provas incontestáveis de que Milei não só vai ganhar como já ganhou. Viva!

Se insisto em dizer que Milei não vai vencer no domingo (19), porém, não é por teimosia ou análise detida. É mais pela observação de um Zeitgeist (sempre ele) que pode até estar perdendo força. Tomara que esteja. Mas que ainda é bastante poderoso. Além disso, estou gostando de brincar com o perigo de errar e sei que vou passar o domingo roendo as unhas. Acertei? Errei? Acertei? Errei? (Há implícita aí uma ironiazinha com a arrogância jornalística, mas não sei se todo mundo vai captar).

Por fim, gostaria de dizer que o roteiro de chorumelas já está escrito, com direito a cenas pós-créditos: uma vez anunciada a derrota de Milei, terão início as acusações de fraude eleitoral. Não acredito que seja por mal. É que é difícil mesmo aceitar que estejamos rodeados por pessoas que preferem Massa lá e Lula cá. Mas estamos. Ah, se estamos.

*Paulo Polzonoff Jr é jornalista, tradutor e escritor