Pages

segunda-feira, 4 de dezembro de 2023

Aula inaugural do Campus da UPE em Surubim será realizada nesta segunda-feira (4)


Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta segunda-feira (4), às 18h, será realizada na Escola Técnica Estadual Antônio Arruda de Farias, a aula inaugural do Campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Surubim. A cerimônia é considerada um marco na educação regional, porque inicia oficialmente as atividades dos primeiros cursos presenciais de uma universidade pública no Agreste Setentrional, coroando o esforço de um movimento iniciado em 2019, com a criação da Comissão Pró Universidade.

A cerimônia já conta com a presença confirmada da reitora da UPE, a professora Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, do vice-reitor, professor José Roberto de Souza Cavalcanti, do secretário executivo de Ciência, Tecnologia e Inovação de Pernambuco, Kenys Bonatti Maziero, dos deputados Pedro Campos (federal) e Rodrigo Farias (estadual), além da prefeita Ana Célia e da coordenadora de articulação política regional da Casa Civil, Joana Leal.

Inicialmente prevista para o dia 16 de outubro, a aula inaugural foi remarcada para o começo de dezembro, devido a um atraso na realização do processo de seleção simplificada para preenchimento de cargos. O campus da UPE em Surubim ofertará dois cursos: Bacharelado em Sistemas de Informação e Engenharia de Software, cada um com 30 alunos.

ACOLHIMENTO DOS ESTUDANTES DOS PRIMEIROS CURSOS DO CAMPUS SURUBIM ACONTECEU EM NOVEMBRO

Como preparação para o início das aulas, na noite do último dia 20 de novembro, foi realizado no auditório da Escola Técnica Estadual, o acolhimento dos estudantes das primeiras turmas do Campus. O evento foi organizado pelos professores Ernani Martins, pró-reitor de graduação e Gevson Andrade, coordenador geral do Campus Surubim. Na ocasião, os alunos receberam informações acerca do semestre letivo, que terá o recesso escolar diferente dos demais Campi da Universidade de Pernambuco.

O encontro contou com a participação do estudante Gabriel José, conhecido por Gabrielzinho, da União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), que falou sobre a importância da organização do movimento estudantil para pautar reivindicações, acompanhar direitos e principalmente ter representatividade nos plenos de curso. Também foi proferida pela doutora Patrícia Takako, do Campus da UPE em Caruaru, a palestra: "Inteligência Artificial é para todos?", momento no qual os estudantes dos cursos de Engenharia de Software e de Bacharelado em Ciências da Informação, tiveram contato com um tema relevante da área de concentração do Campus Surubim.