Pages

quarta-feira, 3 de janeiro de 2024

Partiu Ivan Maurício, pessoa honrada e profissional exemplar


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Morreu, ontem, terça-feira (2), no início da noite, em sua residência, em Olinda, o jornalista Ivan Maurício Monteiro dos Santos, 72 anos. Ele sofreu, há quatro meses, um edema pulmonar, seguido de uma infecção urinária grave, com sangramento no intestino devido a uma úlcera. Passou 42 dias da UTI, chegou a receber alta, mas não resistiu. O seu corpo está sendo velado no cemitério de Santo Amaro, onde será sepultado hoje, às 15 horas.

TRAJETÓRIA

Ivan teve uma longa trajetória na mídia pernambucana. Iniciou a carreira aos 17 anos, no Diário da Noite, vespertino do grupo Jornal do Commercio, onde marcou época. Passou pelos principais veículos do Estado. Foi secretário de Imprensa do ex-governador João Lyra Neto. Ivan era um grande incentivador do jornalismo alternativo que ganhou força em todo o Estado de Pernambuco com a ascensão dos blogs em vários municípios pernambucanos. Ele foi um dos principais criadores de conteúdo na mídia alternativa. Acreditava tanto neste propósito que foi co-fundador da primeira instituição de Pernambuco a defender e lutar para que o blogueiro tenha seu espaço reconhecido. Sua mais recente iniciativa era uma coluna de informação e um poadcast diários, sob o lema "mais fatos e menos narrativas". 

PERFIL

Maurício Monteiro dos Santos nasceu no Recife, em 19 de junho de 1951. Formado em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Atuou como repórter e editor de veículos como Diário da Noite, Diário de Pernambuco, Jornal do Commercio, Vanguarda, O Globo e revista Manchete. Participou da chamada Imprensa Alternativa durante o regime militar, sendo correspondente para o Nordeste dos jornais Opinião e Movimento, tendo sido também colaborador dos jornais Coojornal, Versus, Extra, Mais Um e O Pasquim. Venceu o Prêmio Esso de Jornalismo – Região Nordeste em 1978. Foi diretor de conteúdo do portal O Nordeste. Editor e escritor, publicou cinco livros.

CARGOS

Foi diretor geral da TV Pernambuco e chefe de gabinete do então prefeito de Olinda, Germano Coelho (1982), além de ter presidido a Empresa de Urbanização e Desenvolvimento Integrado de Olinda (URB Olinda). Foi também diretor-geral do Centro de Preservação dos Sítios Históricos da Prefeitura de Olinda.

ATIVIDADE PARTIDÁRIA

Foi fundador, integrante da executiva nacional e primeiro presidente do PSB em Pernambuco. Por esse partido disputou o Senado em Pernambuco nas eleições de 1986. Disputou, ainda, pelo MDB, uma cadeira na Câmara Municipal de Olinda.

MARKETING POLÍTICO

Ivan Maurício foi assessor de comunicação de diversas empresas. Acima de tudo, foi um profissional de caráter inatacável. Em 55 anos de exercício contínuo da profissão jamais teve seu nome envolvido em qualquer tipo de situação "não republicana". Ivan foi um profissional respeitado no mundo da comunicação e do marketing político, onde contribuiu com seu trabalho para o sucesso de governadores, prefeitos, senadores, deputados e outros tantos agentes públicos. Nessa área, atuou em diversos Estados, especialmente no Ceará, onde comandou diversas campanhas vitoriosas e assessorou com grande êxito gestões inovadoras do Governo que mudaram o perfil do Estado.