Pages

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

A folia continua: brasileiro volta do carnaval com Lula no Egito e Congresso de ressaca


Do DIÁRIO DO PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Enquanto grande parte dos trabalhadores brasileiros retoma a batalha para alimentar sua família nesta Quarta-feira de Cinzas, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e integrantes do Congresso Nacional mantém suas rotinas de privilégios. O petista, desembarcou, hoje, no Cairo, capital do Egito, em sua primeira viagem internacional de 2024. Enquanto os 513 deputados e 81 senadores somente voltam a trabalhar na segunda-feira (19), mesmo com calendário apertado pelas eleições municipais de 2024 e suposto foco na regulamentação da reforma tributária
. Nas agendas de sessões do Congresso Nacional, não constam sessões plenárias ou de comissões, para amanhã e sexta.

Após desembargar no Egito, na agenda que também prevê uma visita à Etiópia, Lula não deve trabalhar nesta quarta. Em seu ócio bancado pelos brasileiros, o petista e a primeira-dama Rosângela Silva, a "Janja", cumprem "agenda particular" de visitas às pirâmides e ao Novo Museu do Egito, este ainda fechado ao público. Com a pretensão de influenciar um improvável cessar-fogo na guerra de Israel contra o Hamas e de formar um pacto contra fome e pobreza, Lula inicia somente nesta quinta (15) sua agenda oficial, com reunião com ditador egípcio Abdel Fattah al-Sisi, com previsão de assinar acordos bilaterais nas áreas de bioenergia e ciência, tecnologia e inovação, com o presidente que governa o Egito desde 2014.

Em seguida, o presidente brasileiro visita à Liga Árabe, com possiblidade de discursar para embaixadores, e encontrar com secretário-geral da organização, Ahmed Gheit. O Itamaraty destacou que, em 2023, a corrente de comércio bilateral Brasil-Egito totalizou US$ 2,8 bilhões, tornando o Egito o segundo maior parceiro comercial do Brasil na África, com superavitário para o Brasil em US$ 1,83 bilhão. Na Etiópia, Lula deve ter reuniões bilaterais, inclusive com a presidente da Etiópia, Sahle-Work Zewde. E participará da 37ª Cúpula de Chefes de Estado e Governo da União Africana, como convidado da entidade que reúne as 55 nações da África.