charlesnasci@yahoo.com.br
A informação, ventilada há poucos dias atrás pelo jornalista paraibano Bruno Lira, ganhou força nos últimos dias na cidade de Umbuzeiro, no Agreste da Paraíba. Uma articulação liderada pelo deputado estadual pernambucano Cleber Chaparral (União Brasil) nos bastidores da política local promete movimentar o quadro político atual. O ex-prefeito de Orobó estaria se movimentando para lançar o nome de um tio, o empresário Ronaldo, para entrar na disputa pela Prefeitura de Umbuzeiro. Ronaldo é empresário em Campina Grande e poderá ser um nome para oxigenar a oposição.
Ainda de acordo com o jornalista, o interesse do deputado Chaparral nessa disputa é exatamente pela localização geográfica de Umbuzeiro, que faz divisa com alguns municípios de Pernambuco, onde o político tem forte atuação, a exemplo de Orobó e Casinhas. Além disso, Chaparral tem uma ligação afetiva com a cidade onde construiu muitas amizades durante o período em sua juventude na qual comercializava galinhas na feira livre junto com seu avô, Sebastião Urbano, que foi vice-prefeito e vereador por vários mandatos em Orobó.
Nos bastidores, comenta-se também que o atual vice-prefeito Nélio Barbosa já estaria fechado com Chaparral. Apesar de fiel escudeiro do prefeito Nivaldo Araújo durante suas duas gestões, Nélio não obteve o apoio do atual gestor para disputar sua sucessão. Nivaldo optou por outro nome, deixando Nélio isolado no seu grupo. Outras informações ainda dão conta de que o vereador Roney do Alecrim seria o nome escolhido para compor a chapa majoritária da oposição como candidato a vice e de que mais vereadores de Umbuzeiro deverão anunciar adesão ao projeto político liderado por Chaparral a qualquer momento.