Pages

sexta-feira, 5 de abril de 2024

Lula X Bolsonaro: começou 2026 e a batalha pelo coração do Nordeste está em curso


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

Lula vai, morrendo de saudade, Bolsonaro chega, cheio de esperança. Ontem, quinta-feira (4), Lula teve agenda gigante em Pernambuco. Inaugurou equipamentos, fábrica, lançou programas. Compartilhou os palanques com todas as grandes forças do Estado. Bolsonaro vai hoje a Alagoas, se abraçar com uma banda da oligarquia local, à frente o prefeito de Maceió. Antes mesmo de chegar, já promete voltar.

BOLSONARO

Relaxou sobre os louros da vitória, lá atrás. Apesar de bem pautado, negligenciou o Nordeste durante o seu mandato. Não soube tirar proveito das políticas positivas. Deu demais na pandemia e se beneficiou de menos. Morreu pela boca, feito peixe. E praticamente só colheu amarguras na região. Quer dizer, nem tanto. O resultado das urnas foi claro: com mais 5 ou 6% no Nordeste, teria vencido. Teve bom desempenho nas grandes cidades. Perdeu feio nos grotões, que em tempos antigos eram currais eleitorais da direita.

Hoje, vai a Maceió receber títulos de cidadania e afagar eleitores. Não fala nordestinês. Mas quem sabe um bom intérprete e uma pitada de desilusão com Lula não arrastem preciosos pontinhos? Aparentemente, continua sem marketing. Apenas aparentemente. Tem suporte. Gente que faz conta em dólar, fala inglês e entende do riscado.

LULA

Sabe que venceu no e por causa do Nordeste. Por isso, as pesquisas preocupam. A popularidade está em queda. Tudo, menos perder o Nordeste. Desilusão em um grande caso de amor é um perigo. O meio campo andava desarrumado. Como sempre, quando o governo vai mal a culpa vai para a comunicação. O próprio Lula reclamou. Injustamente. Aí olhou para o próprio umbigo. Ele é o grande comunicador do governo. Papel intransferível. O novo/antigo marqueteiro mostrou como botar o trem nos trilhos.

E haja Deus nosso Senhor. Haja espiga de milho. Haja simpatia. Haja bom humor. O Lula espetáculo está de volta. Com uma energia de menino. Basta olhar para a agenda de ontem. Nem todo menino aguentaria o tirinete.

VAI TER REVANCHE?

Por ora, Bolsonaro está inelegível a perder de vista. Mas tudo nesse Brasil velho de guerra é possível. Na dúvida, gasta-se sola de sapato e garganta. E muitas palavras ensaiadas. E apertos de mão. E abraços. Vai que...

CERTEZA

Essa batalha pelo coração e mente dos nordestinos vai dar muito o que falar. E têm muitos panos para as mangas.


GILSON CONVOCA

Gilson Machado, ex-ministro do Turismo, o melhor de todos os tempos, diz Bolsonaro. É empresário em Pernambuco e na área do turismo, em Alagoas. Sanfoneiro. Músico de sucesso. Ele convoca para o programa bolsonarista de hoje em Alagoas. Veja no vídeo acima.