Pages

sexta-feira, 5 de abril de 2024

O xadrez sem verbo entre Lula, João Campos e Raquel Lyra em Pernambuco


Do JC ONLINE - Igor Maciel
charlesnasci@yahoo.com.br

A agenda do presidente Lula em Pernambuco foi estendida e um evento foi "criado" para as 8h30 da manhã, para que houvesse um momento dele com o prefeito do Recife, João Campos (PSB). A assinatura da ordem de serviço para execução de encostas em cinco lotes de obras pela cidade não estava programada e só foi incluída na programação presidencial no início da noite, depois que Lula passou o dia inteiro ao lado da governadora Raquel Lyra (PSDB).

CEARÁ DEPOIS

O evento com João Campos, com foco em uma obra municipal, acabou alterando a previsão de chegada do presidente no Ceará, nesta sexta-feira (5). O evento no qual o presidente iria visitar obras da Transnordestina com o governador cearense Elmano de Freitas (PT) seria às 9h, no município de Iguatu. O horário vai ficar apertado.

NÃO PRECISAVA

Toda a agenda no Ceará precisou ser refeita para atender o aliado pernambucano do PSB. É bom lembrar que assinaturas de ordem de serviço, como a desse evento no Recife, podem ser feitas em qualquer lugar e não precisam da cerimônia que foi criada para esta sexta e incluída na agenda de última hora.

SEM OPORTUNIDADE

Acontece que a forma como a agenda de Lula foi construída, inicialmente, deixou pouca possibilidade para que Campos estivesse ao lado do presidente. A primeira agenda foi em Arcoverde, por exemplo. Campos até poderia ter ido, mas o Recife amanheceu com uma torrencial chuva que causou muito transtorno à cidade com alagamentos e risco de deslizamento de barreiras (como sempre). Viajar para um evento fora seria um risco político considerável.

RAQUEL

O resultado foi que Raquel Lyra protagonizou quase todas as imagens de Lula no estado. Além de menções bem humoradas feitas a ela pelo presidente, confirmando o bom relacionamento entre os dois, o próprio perfil oficial de Lula no Instagram, por exemplo, fez questão de colocar a governadora em quase todas as fotos com o petista.

ENQUADRAMENTO

Isso chamou atenção, porque essas imagens são produzidas pela equipe presidencial, havia muitos ministros e outros políticos nos palanques, mas em quase todos os enquadramentos publicados estavam sempre Raquel, Lula e a primeira-dama Janja. O terceiro e último evento do dia, este no Recife, contou com a participação de João Campos, porque foi no Recife, no Parque Dona Lindu. Mas Raquel também estava lá e dividiu as atenções. A questão continuava.

XADREZ SEM VERBO

Criaram, então, um evento só pra ele, que acontece antes da partida para o Ceará em um hotel na Avenida Boa Viagem, perto do lugar onde o petista dorme sempre, no Atlante Plaza. Será quase como um "café no caminho para o aeroporto". Mas a foto será garantida.

O QUE HÁ

O PT e o PSB estão conversando sobre a chapa de reeleição de João Campos. Petistas exigem a vice, mas fingem que não estão pressionando e a decisão será só de Campos. Os eventos, as fotos e a agenda fazem parte da disputa não verbal dentro do tabuleiro. É interessante de se observar.