Pages

quarta-feira, 29 de maio de 2024

Dupla derrota


Do BLOG CENÁRIO - Américo Rodrigo
charlesnasci@yahoo.com.br

Como se já não bastasse estar com a aprovação da gestão em queda livre, o presidente Lula sofreu, ontem (28), uma dupla derrota no Congresso Nacional. Os parlamentares mantiveram os vetos do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) aos crimes contra o Estado Democrático de Direito, como fake news em campanhas eleitorais e a proibição das "saidinhas" de presos do regime semiaberto.

Embora o petista tenha sido eleito para exercer um terceiro governo, o perfil da Câmara e do Senado é bastante conservador e tem atrapalhado a governabilidade. Mesmo com o Planalto fazendo algumas concessões, como a entrega de ministérios a partidos do Centrão, grande parte dos votos são contrários ao Governo Federal.

Lula também não tem facilitado, se envolvendo cada vez mais em polêmicas, com gafes, destemperos e frases controversas. Ele também vem usando um método bem semelhante ao de Bolsonaro, quando anunciava ações para sentir o clima da população e negava ou voltava atrás, quando as coisas não repercutiam bem.

Um dos exemplos é a proposta de taxar as importações, que nasceu ainda no ano passado, no coração do Ministério da Fazenda. Após críticas, o Executivo recuou, mas a ideia já tinha sido plantada e agora se tornou uma realidade através do Congresso.