Pages

segunda-feira, 8 de julho de 2024

Costa Neto diz "não ter dúvidas" de que Bolsonaro concorrerá à presidência em 2026


Da GAZETA DO POVO
charlesnasci@yahoo.com.br

O presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, afirmou neste final de semana que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) vai conseguir reverter a inelegibilidade e concorrerá à presidência da República em 2026. Costa Neto participou do CPAC Brasil, em Balneário Camboriú (SC), mas não se encontrou com Bolsonaro por restrições impostas por medidas cautelares. Ele, no entanto, reafirmou que o ex-presidente voltará a ser elegível pela própria Justiça "da mesma forma que Lula" fez, segundo disse ao jornal Valor Econômico neste domingo (7).

Para ele, Bolsonaro não fez "nada de errado" e que a condenação envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) "era muito pior". "No caso de Bolsonaro, foram apenas coisas que ele falou", pontuou.  Valdemar Costa Neto ainda afirmou que é Bolsonaro quem dá as cartas no PL atualmente. "Decide a vida, nós chegamos aonde chegamos por causa do Bolsonaro", completou
. O presidente do PL ainda criticou as restrições impostas pela Justiça de não poder se encontrar com Bolsonaro. "É o fim dos tempos. Eu tive que vir mais cedo ao evento em função disso", disparou.

O CPAC Brasil, que contou com a presença de Bolsonaro e seus aliados, além do presidente da Argentina, Javier Milei, serviu como uma plataforma para manter viva a intenção de disputar a próxima eleição presidencial. O ex-presidente, no entanto, foi declarado inelegível até 2030 pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por abuso de poder político e econômico e uso indevido dos meios de comunicação. Entre as infrações citadas estão uma reunião com embaixadores em julho de 2022, onde questionou as urnas eletrônicas, e o uso das comemorações do Bicentenário da Independência supostamente como palanque eleitoral.