Pages

sábado, 20 de julho de 2024

Escola de Surubim apresenta projeto na Reunião da SBPC, em Belém, no Pará


Do CORREIO DO AGRESTE
charlesnasci@yahoo.com.br

Entre os dias 7 e 13 de julho, as estudantes Ana Viviann, Grazielly Camilly e a orientadora, a professora Janailza Lima da Escola de Referência em Ensino Médio (EREM) Ana Faustina, de Surubim, participaram da 76.ª Reunião anual da SBPC que aconteceu na cidade de Belém – PA, apresentando o projeto: "Juventudes: Valorizando as Manifestações Culturais na Escola".

A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil sem fins lucrativos ou posição político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico, tecnológico e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação em 1948, exerce um importante papel na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência, tecnologia e inovação, bem como na difusão e popularização da ciência no País.

O projeto "Juventudes: valorizando as Manifestações Culturais na Escola", foi apresentado em novembro de 2023 na 29.ª Feira Internacional da Ciência Jovem, que aconteceu em Recife e conquistou o 1º lugar na categoria iniciação científica – experiência exitosa, e foi indicado pelos organizadores da feira para ser apresentado na SBPC.

"A escola é um espaço fundamental onde os jovens devem ser incentivados a se expressar e exercer o protagonismo por meio de percursos educativos e práticas artísticas, de maneira que possam atuar de forma crítica e como agentes de transformação da realidade. Nessa perspectiva, o projeto 'Juventudes e identidade cultural', objetivou trabalhar a riqueza e diversidade da cultura brasileira, dando voz e subsídios para que os estudantes tornem-se protagonistas do conhecimento, ampliando saberes sobre a história de um povo", enfatizou a professora Janailza Lima.

As atividades realizadas durante a vivência do projeto resultaram como culminância e produto final na realização do primeiro festival cultural da escola. "A pesquisa científica realizada por estudantes da educação básica, iniciando-se desde a educação infantil, exerce um papel fundamental na formação acadêmica, vez que ajuda no desenvolvimento integral dos jovens protagonistas e futuros acadêmicos, influenciando-os positivamente em diversos aspectos de sua formação", acrescentou.

A docente também destacou a importância da presença dos estudantes nestes eventos. "Participar de eventos científicos como feiras, jornadas, congressos, mostras educativas, entre outros eventos que envolvam pesquisa e conhecimento científico, propicia aos discentes ampliar o desenvolvimento do pensamento crítico, a tomada de decisões e a resolução de problemas", concluiu.

Para as estudantes a reunião da SBPC foi uma oportunidade de ampliar os conhecimentos científicos e o repertório cultural. Durante os seis dias de apresentação, passaram pelo stand muitos pesquisadores, cientistas, universitários, professores, estudantes e apreciadores da pesquisa, ciência e cultura. Na oportunidade, os visitantes puderam apreciar recitação de poesia autoral, conhecer um pouco da cultura de Surubim e de cidades vizinhas como: Caruaru, Recife, Olinda, etc.

De acordo com Ana Viviann, uma das protagonistas do projeto, participar da SBPC foi um divisor de águas em sua vida acadêmica. A jovem mencionou que os conhecimentos adquiridos ajudaram a decidir qual carreira seguir, após visitar o stand da Fiocruz (Fundação Osvaldo Cruz) e participar de algumas palestras. Ela decidiu que vai ingressar na área da saúde, mas precisamente na faculdade de Enfermagem para acolher e ajudar outras pessoas.

Já Grazielly, se encantou com o planetário, os telescópios e os projetos que envolviam astronomia. A estudante relatou que retornou a Surubim com uma bagagem mais ampla de conhecimentos e cultura. "Foi uma experiência incrível que jamais esquecerei. Tivemos a oportunidade de partilhar conhecimentos, conhecer pessoas, aprender sobre a cultura dos paraenses e muitos conteúdos que nos ajudarão no ENEM e na vida".

Em 2025, a SBPC acontecerá em Recife e o projeto "Juventudes: Valorizando as Manifestações Culturais na Escola", já foi convidado para ocupar um stand. "Agradecemos a todos que ajudaram, apoiaram as ações e torceram para que a experiência exitosa da EREM Ana Faustina fosse apresentada em Belém", registraram a professora e as estudantes.