Pages

sexta-feira, 16 de agosto de 2024

É dada a largada!


Do DIARIO DE PERNAMBUCO - Dantas Barreto
charlesnasci@yahoo.com.br

Candidatos a prefeito e vereador de todo o País já estão nas ruas pedindo votos, a partir de hoje. Para muitos é o vale tudo para comemorar a eleição no dia 6 de outubro, mas não é bem assim, já que tem regras. Quem não as segui-las corre o risco de sofrer as consequências.

Falando do quadro em Pernambuco, será o momento de acompanhar disputas entre grupos políticos que tradicionalmente são rivais, ex-aliados se enfrentando e adversários unidos, agora, no mesmo palanque. Dos 184 municípios, em apenas seis há mais de 200 mil eleitores, o que permite a realização de segundo turno: Recife, Jaboatão, Olinda, Paulista, Caruaru e Petrolina. Nestas cidades, nem todas poderão estender o pleito até o dia 27 de outubro, devendo ser resolvido na primeira etapa.

Dois municípios são emblemáticos porque o resultado tende a reverberar em 2026: Recife e Caruaru. Para o prefeito João Campos (PSB), vencer no primeiro turno e com larga vantagem poderá lhe garantir na disputa pelo Governo do Estado. Os números atuais apontam para isso. Seus concorrentes, no entanto, farão o que puderem para evitar esse cenário.

Na Capital do Agreste, é primordial para a governadora Raquel Lyra (PSDB) que seu candidato, o prefeito Rodrigo Pinheiro (PSDB), saia vitorioso das urnas, se possível em 6 de outubro. Mas a eleição em Caruaru está dura neste momento, com o ex-prefeito José Queiroz (PDT) pontuando bem nas pesquisas. Pinheiro tem a máquina na mão e Raquel pretende dar "carga" na campanha na cidade de onde saiu para o Palácio do Campo das Princesas.