Pages

quarta-feira, 6 de novembro de 2024

Documentário "Noé da Ciranda" representa a cultura pernambucana no 19º Festival Internacional Comunicurtas

Cena no filme "Noé da Ciranda", de João Marcelo
Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O documentário pernambucano "
Noé da Ciranda", dirigido pelo cineasta João Marcelo, é um dos filmes selecionados para a Mostra Brasil de Curtas-Metragens da 19ª edição do Festival Audiovisual Internacional de Campina Grande, o renomado Comunicurtas. Este ano, o festival será realizado entre os dias 19 e 24 de novembro no Cine Teatro do SESC, destacando o tema "Imagem-cidade-movimento" e celebrando manifestações culturais e sociais comunitárias no contexto urbano.

Organizado pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), o Comunicurtas tem como objetivo difundir e discutir o audiovisual, fornecendo como uma plataforma para novos talentos e promovendo a reflexão sobre o cinema e suas diversas linguagens. A programação conta com exibições de filmes e vídeos de curta e longa-metragem de diferentes regiões do país e do mundo, além de palestras e workshops gratuitos para o público.
O festival contempla diversas mostras, incluindo a Mostra Tropeiros da Borborema, Mostra Brasil, Mostra Estalo, Mostra Tropeiros de Telejornalismo, Mostra Som da Serra, Mostra Tropiqueers e Mostra Território e Liberdade, além da Mostra Cine Teia, que exibe produções de Pontos e Pontões de Cultura de todas as regiões do Brasil em caráter não competitivo.

ASSISTA AO TRAILER DE "NOÉ DA CIRANDA":


NOÉ DA CIRANDA: UMA HOMENAGEM À CULTURA POPULAR DE SURUBIM

Noé da Ciranda é um tributo à vida e obra de Noé Souto Maior Barbosa, conhecido carinhosamente como Noé da Ciranda, figura essencial da cultura popular em Surubim e fundador da Ciranda Rosa Branca. O filme, dirigido por João Marcelo, que recentemente recebeu o prestigiado Kikito de Ouro no Festival de Cinema de Gramado pelo documentário "Cabocolino", retrata com sensibilidade a trajetória desse mestre cirandeiro, que se tornou símbolo da resistência e acontecimentos da cultura nordestina.

Noé é reconhecido por seu talento único em improvisar versos e sua dedicação em manter viva a tradição da ciranda no interior de Pernambuco. Com sua Ciranda Rosa Branca, ele conquistou o público e levou o nome de Surubim para além das fronteiras do estado. 
A participação de "Noé da Ciranda" no Comunicurtas representa não apenas um reconhecimento ao trabalho de João Marcelo, mas também uma oportunidade de promover a cultura popular pernambucana em um dos principais festivais audiovisuais do país.

O filme promete emocionar o público e fortalecer a importância de figuras como Noé na preservação e valorização das raízes culturais do Nordeste. Já o festival é uma realização da UEPB em parceria com a Ypuarana Cultural e conta com o apoio da CAGEPA, Secretaria de Cultura da Paraíba e Ministério da Cultura, com financiamento da Lei Paulo Gustavo.