Pages

segunda-feira, 25 de novembro de 2024

Imagens que registram o principal prêmio internacional já recebido por uma escritora pernambucana


De O PODER
charlesnasci@yahoo.com.br

A escritora Maria Lectícia Cavalcanti, da Academia Pernambucana de Letras, recebeu na semana passada, em Lisboa, o 'Prix de Littérature Gastronomique', concedido pela Academia Gastronômica da Europa. É o maior reconhecimento internacional a uma obra 100% pernambucana.

O PRÊMIO

A cada ano o prêmio é entregue em um país diferente. Este ano foi em portugal, na capital Lisboa. Por coincidência cidade preferida de Maria Lecticia e do seu marido, José Paulo Cavalcanti Filho e onde também mantém residência. A entrega do prêmio ocorreu em jantar de gala na Casa das Galeotas.

A AUTORA PREMIADA

Maria Lecticia Monteiro Cavalcanti é investigadora de gastronomia, além de colunista e jornalista nessa área. Escreveu Gilberto Freyre e as Aventuras do Paladar (2013) e Esses Pratos Maravilhosos e Seus Nomes Esquisitos (2013) – ambos finalistas do Prémio Jabuti 2014 –, História dos Sabores Pernambucanos. A Arte de Fazer Uma Culinária da Terra (2014), Natal e Sabores (2005) e O Negro Açúcar. Uma História (2008).

Veja momento da premiação no vídeo:


O LIVRO

'A Mesa de Deus' é uma minuciosa descrição dos alimentos e bebidas citados na Bíblia, com análise dos hábitos e costumes que os circundavam. Resultado de uma ampla e original pesquisa, o livro nasceu de uma conversa da autora com o importante cardeal Dom José Tolentino Mendonça acerca da importância da alimentação para o povo de Deus.
Após ler e reler a Bíblia, a autora fez anotações sobre os principais alimentos que aparecem no Livro Sagrado e estudou os hábitos alimentares dos hebreus nos diversos momentos de sua trajetória. O trabalho de pesquisa, conexão dos temas e escrita durou nada menos que 10 anos. Dom Tolentino assina o prefácio da obra, editada no Brasil, pela editora Record e em Portugal, pela Quetzal.