Pages

terça-feira, 5 de novembro de 2024

Kamala ou Trump? Estados Unidos têm noite eleitoral com nervos à flor da pele


Da FOLHA DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

Os Estados Unidos estão com a respiração suspensa, nesta terça-feira (5), à espera da definição de quem será seu próximo presidente - a democrata Kamala Harris ou o republicano Donald Trump - após o fechamento das primeiras seções de votação. É possível que os resultados das eleições presidenciais, umas das mais disputadas da história contemporânea do país, não sejam conhecidos esta noite. Mas a sorte foi lançada em vários estados, como Indiana, Kentucky, Carolina do Sul, Vermont, Virgínia e Virgínia Ocidental.

E também na Geórgia, que juntamente com Pensilvânia, Michigan, Wisconsin, Carolina do Norte, Arizona e Nevada - os chamados estados-pêndulo - vão decidir quem será o próximo inquilino da Casa Branca: a vice-presidente Kamala Harris, de 60 anos, ou o ex-presidente Donald Trump, de 78. Os outros estados costumam apoiar tradicionalmente os republicanos ou os democratas.

Em um país muito polarizado politicamente, os americanos vivem esta noite eleitoral com ansiedade. Os resultados vão surgir a conta-gotas neste pleito que pode coroar Kamala como a primeira mulher a presidir os Estados Unidos ou devolver as chaves da Casa Branca a Trump. Até o último minuto de campanha, os dois candidatos estiveram empatados nas intenções de voto.


Projeções da imprensa dão Trump como vencedor em Indiana, Kentucky, Virgínia Ocidental, Flórida, Alabama, Missouri, Oklahoma e Tennessee, enquanto Kamala aparece como ganhadora em Vermont, Maryland, Massachusetts e em Washington DC.

Continue lendo clicando aqui.