Pages

sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Pesquisa CNT aponta quem é o favorito da esquerda para suceder Lula no Brasil


Do BLOG PONTO DE VISTA
charlesnasci@yahoo.com.br

A Confederação Nacional do Transporte (CNT) divulgou mais uma pesquisa que revelou a preferência do eleitorado de esquerda para a sucessão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que deve concorrer à reeleição em 2026. Entre os nomes testados como possíveis herdeiros do legado político de Lula estão o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT); o prefeito do Recife, João Campos (PSB); o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB); o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu (PT); e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL).

Segundo a pesquisa CNT, 60,2% dos eleitores de esquerda preferem que Lula seja o candidato à reeleição em 2026. Entre outras opções, Fernando Haddad aparece em segundo lugar com 9%, seguido por Guilherme Boulos (8,8%), João Campos (7,9%), Geraldo Alckmin (5,2%) e José Dirceu (1%).

Em um cenário sem Lula, Haddad lidera com 31,3% da preferência dos eleitores de esquerda. Boulos é o segundo mais citado, com 17,5%, e João Campos aparece com 12,7%. O ex-ministro José Dirceu, recentemente beneficiado com a anulação de suas condenações, conta com 3,3% de apoio. Ainda nesse contexto, 13,5% dos entrevistados afirmaram que não escolheriam nenhum dos nomes listados, enquanto 6,7% declararam estar indecisos ou preferiram não responder.