Pages

segunda-feira, 18 de novembro de 2024

Um importante dia para a advocacia pernambucana


Do BLOG CENÁRIO - Américo Rodrigo
charlesnasci@yahoo.com.br

Acontece nesta segunda (18), das 9h às 17h, a eleição que vai definir a próxima direção da OAB-PE no triênio 2025-2027. De um lado, a atual vice-presidente, Ingrid Zanella, tentará manter o seu grupo à frente da gestão. Na oposição, os advogados Almir Reis e Fernando Júnior, que buscam quebrar esse ciclo.

Além dos bastidores da advocacia, a acirrada eleição da entidade tem movimentado o mundo político, que acompanha atento todos os desdobramentos. O pleito deste ano vem sendo considerado memorável, pelo fato de ser a primeira vez que terá votação online à disposição dos advogados aptos a participar do processo.

Hoje também acontece a votação para o Quinto Constitucional. São duas vagas, sendo uma destinada a candidatos oriundos do Ministério Público de Pernambuco e outra voltada para a advocacia. Além de votar para escolher a presidência da Ordem, vai escolher, entre 28 candidatos, a lista sêxtupla com os nomes para disputar o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco.

O próprio TJPE fará uma outra seleção entre os escolhidos, para formar duas listas tríplices – uma do MP e outra da OAB – e apresentar à governadora Raquel Lyra (PSDB), responsável pela nomeação.