Pages

sexta-feira, 20 de dezembro de 2024

Adutora do Alto do Capibaribe é inaugurada e Raquel Lyra autoriza nova etapa da Adutora do Agreste


Do DIARIO DE PERNAMBUCO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Adutora do Alto Capibaribe foi inaugurada, nesta sexta-feira (20), no município de Santa Cruz do Capibaribe. A obra recebeu investimento de R$ 92 milhões, conveniado entre o Governo Federal e o Governo do Estado. Neste primeiro momento, a unidade vai beneficiar o município de Santa Cruz com a chegada das águas do Rio São Francisco à Estação de Tratamento de Água (ETA) Poço Fundo 1. De acordo com o Governo, já estão sendo executadas obras para melhoria do abastecimento na cidade de Jataúba, também pela Adutora do Alto do Capibaribe.

"Entregamos a possibilidade de Santa Cruz de Capibaribe reduzir pela metade o seu rodízio. Um empreendimento que permite que haja disponibilidade hídrica muito maior para garantir a distribuição para cidades importantes da nossa região, que têm a sua economia muito forte, mas que faltava o básico para garantir a cidadania. Temos um polo de confecções que gera emprego, renda, movimenta a nossa economia e, agora, pela primeira vez, vai ter uma água mais perene", falou a governadora Raquel Lyra (PSDB), na cerimônia de inauguração.

ORDEM DE SERVIÇO
A governadora também assinou ordem de serviço para a obra do novo trecho da Adutora do Agreste, o lote 4 B, que receberá investimentos de R$ 30 milhões. A intervenção irá complementar os sistemas adutores da região através de uma conexão com a Adutora do Alto do Capibaribe.

Conforme o Governo, mais seis cidades do Agreste, que atualmente dependem exclusivamente do Sistema Jucazinho, serão contempladas: Toritama, Taquaritinga do Norte, Vertentes, Frei Miguelinho, Vertente do Lério, Santa Maria do Cambucá e ainda Brejo da Madre de Deus, distrito de São Domingos, de forma indireta. Os municípios receberão 371 litros de água por segundo para reforço do abastecimento de 230 mil pessoas.

A Compesa executará esta nova etapa por meio do programa Águas de Pernambuco. A previsão é que a obra seja entregue em outubro do próximo ano. O projeto será executado a partir de janeiro e prevê a implantação da adutora a desde a Estação de Tratamento de Água do Salgado, em Caruaru, até a cidade de Santa Cruz do Capibaribe, passando também por Toritama.