Pages

segunda-feira, 2 de dezembro de 2024

Embate na Alepe


Do DIARIO DE PERNAMBUCO - Blog Dantas Barreto
charlesnasci@yahoo.com.br

O erro cometido em novembro de 2023, quando os deputados estaduais resolveram antecipar em mais de um ano a eleição da Mesa Diretora para o biênio 2025/2026, será corrigido hoje, depois que foi anulada pelo STF. Mas o clima da época, que era um pouco mais tranquilo, mudou. No ano passado, houve apenas um bate-chapa pela segunda vice-presidência, e Fabrízio Ferraz (SD) derrotou Diogo Moraes (PSB). Dessa vez é Aglailson Victor (PSB) que desafia Fabrízio pela vaga.

A reivindicação do PSB por mais espaço parece que surtiu efeito e o presidente Álvaro Porto (PSDB) declarou apoio a Aglailson. Porto também está bancando a recondução de Gustavo Gouveia (SD) à primeira secretaria. Entretanto, agora Francismar Pontes (PSB) está no páreo e promete dificultar a vida do atual ocupante do cargo.

Os dois lados cantam vitória, só que o voto é secreto e o vencedor será conhecido, mesmo, após a contagem. Há reclamações a respeito da gestão de Gouveia, no entanto Francismar não conta oficialmente com apoio do seu próprio partido. Ele tem respaldo do PP, porém é possível que nem todos os progressistas sigam a orientação e optem por Gustavo. Tranquilo está Álvaro Porto, que capitaneou a eleição antecipada e vem agradando aos pares.

Para a vaga de primeiro vice, que era de Francismar, por enquanto só tem Rodrigo Farias (PSB) interessado. O acordo de novembro de 2023 deve ser mantido com Claudiano Martins (PP) na segunda secretaria; Romero Sales Filho (UB), na terceira; e Coronel Alberto Feitosa (PL), na quarta secretaria.