Pages

domingo, 1 de dezembro de 2024

Governadora convida para parcerias e prefeitos carregam dúvidas e sugestões

Raquel Lyra pretende reunir os 184 gestores nesta segunda. Vai fazer balanço das ações e propor união de esforços

Da FOLHA DE PERNAMBUCO - Betânia Santana
charlesnasci@yahoo.com.br

Os 184 prefeitos eleitos e reeleitos em Pernambuco convidados para uma reunião com a governadora Raquel Lyra (PSDB) na segunda-feira (2) vão ouvir um balanço dos quase dois anos de gestão. E encontrar portas abertas para renovar ou estabelecer parcerias. "Temos trabalhado com os municípios desde o primeiro momento. Compreendemos ser assim que a gente consegue melhorar a vida das pessoas", assegurou a anfitriã, durante assinatura de ordem de serviço para habitação e contenção de encostas em Jardim Monte Verde, Jaboatão.

Os gestores querem saber o que a chefe do Executivo tem a dizer. Mas já carregam listas de dúvidas e sugestões. Entender, por exemplo, de que forma essa parceria vai se dar. Desejam saber o destino dos funcionários do Estado à disposição das prefeituras até 31 de dezembro.

No início do mês, a governadora sinalizou querer todos de volta para garantir o andamento das ações sem precisar contratar mais pessoal. "Vamos tratar disso como sempre tratamos, de maneira muito tranquila", enfatizou. O presidente da Associação Municipalista de Pernambuco, Marcelo Gouveia, vai estender à governadora duas propostas feitas aos ministros de Estado na quarta-feira, em reunião no Palácio das Princesas: a garantia do reembolso rápido aos municípios que, com dinheiro em caixa, financiarem obras para evitar paralisação.

E a formação de um grupo de trabalho permanente para monitorar ações conjuntas nos municípios. "Nossa expectativa é extremamente positiva. Muito importante que Governo Federal e Governo do Estado saibam onde estão nossas dores", observou Gouveia, prefeito de Paudalho. O encontro, na segunda-feira, começa às 9h, no Recife Expo Center, no Bairro do Recife.