Pages

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

A 'tempestade perfeita' que faz de incêndios de Los Angeles os 'mais destrutivos' da história da cidade


Da BBC
charlesnasci@yahoo.com.br

Ao menos cinco incêndios estão ocorrendo simultaneamente na cidade de Los Angeles, na costa oeste dos Estados Unidos, três dos quais foram descritos pelas autoridades como "fora de controle". A prefeita de Los Angeles, Karen Bass, disse em uma coletiva de imprensa na tarde dessa quinta-feira (09.01) que os ventos dentro e ao redor da cidade são de proporções "históricas" e um fator-chave para que os incêndios sejam tão graves. Combinados com a seca extensa, disse ela, esses ventos criaram uma "tempestade perfeita".
Segundo autoridades locais, os incêndios causaram a morte de cinco pessoas e dezenas de feridos, além da destruição de mais de 2 mil casas e edifícios. Quase 130 mil pessoas foram forçadas a deixar suas casas e as perdas econômicas são estimadas em US$ 10 bilhões (R$ 61 bilhões). Os afetados pelos incêndios violentos incluem desde atores famosos de Hollywood, como Billy Crystal e James Wood, e personalidades como Paris Hilton, até moradores da área costeira e dos bairros mais a oeste da cidade.
Os chefes dos bombeiros que lideram os esforços de controle dos incêndios disseram que, dado o tamanho das chamas em algumas áreas – como Hollywood Hills, onde fica o famoso letreiro de Hollywood – há "chance zero" de conter o desastre. Segundo Anthony Marrone, um dos coordenadores do corpo de bombeiros, a baixa umidade do local, os chamados ventos de Santa Ana — com velocidades próximas às de um furacão — e a falta de infraestrutura foram as principais causas da enorme devastação. "Não temos bombeiros suficientes para lidar com quatro incêndios desse tamanho de uma vez. Talvez um ou dois incêndios de médio porte, mas não isso", explicou.
Entenda as três principais razões pelas quais os incêndios em Los Angeles são considerados os mais destrutivos da história da cidade, clicando aqui.