Pages

quinta-feira, 16 de janeiro de 2025

Balanço da Apac revela situação crítica de Jucazinho e de outras barragens em PE após chuvas fortes


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) divulgou nesta quarta-feira (15) um balanço atualizado sobre o nível de barragens no estado, após as cinco intensas chuvas registradas desde o último fim de semana. Apesar do aumento no volume de precipitações em algumas regiões, a situação de parte dos reservatórios ainda preocupa. As informações são da CBN Recife.

Na Região Metropolitana do Recife (RMR), as barragens de Bita e Utinga, localizadas em Ipojuca e Cabo de Santo Agostinho, permanecem em estado crítico, com volumes abaixo de 20% de sua capacidade total. Já a barragem de Botafogo, em Igarassu, apresenta 30% de acúmulo.

No Agreste, a barragem de Jucazinho (foto), em Surubim, registra um dos níveis mais baixos, com apenas 6% de sua capacidade, mesmo após as chuvas recentes. A Apac destaca que o tempo necessário para que a água das chuvas atinja os reservatórios contribua para esse cenário.

Por outro lado, a barragem de Mundaú, em Garanhuns, alcançou 99% de sua capacidade, demonstrando um cenário mais favorável para a região. No Sertão, a barragem de Rosário, em Iguaracy, apresentou uma melhoria significativa, atingindo 35% de sua capacidade. A cidade foi destaque ao registrar um dos maiores acumulados de chuva em Pernambuco, com 119,6 mm entre terça (14) e quarta-feira (15).

A Apac reforça a importância do monitoramento contínuo das barragens e disponibiliza informações atualizadas sobre outros reservatórios no 
Portal de Monitoramento Hidrológico, ferramenta essencial para acompanhar o impacto das chuvas nas principais reservas de água do estado.