Pages

segunda-feira, 20 de janeiro de 2025

Concessão da Compesa representará o maior investimento em água da história em Pernambuco


Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br

Em um passo estratégico para o futuro da infraestrutura hídrica de Pernambuco, o governo estadual deve avançar na concessão dos serviços de distribuição de água e esgotamento sanitário, um movimento que promete transformar a realidade do abastecimento em todo o estado. O modelo de concessão prevê um impressionante investimento privado de 18,9 bilhões de reais, o maior já visto no setor hídrico pernambucano. Sem o aumento de tarifas para o consumidor, o projeto também se destaca pelo fortalecimento do programa de tarifa social, que visa garantir acesso à água potável a famílias de baixa renda.

Essa concessão não se limita à capital Recife ou aos grandes centros urbanos, mas se estende a todos os municípios pernambucanos, incluindo as regiões mais desafiadoras, como o Sertão. Na região, o projeto contempla uma injeção de quase 3 bilhões de reais, sendo 980 milhões destinados exclusivamente ao abastecimento de água e 1,82 bilhões à expansão do esgoto.

A operação, que garantirá a continuidade dos serviços pela Compesa e manterá os seus funcionários, simboliza um grande avanço na modernização do setor, sem prejudicar os trabalhadores da companhia. Além disso, a concessão permitirá uma gestão mais eficiente e um maior volume de recursos para investimentos em infraestrutura, o que, ao longo do tempo, poderá resultar em uma melhoria significativa da qualidade de vida dos pernambucanos, especialmente os que residem em áreas mais remotas.

A concessão pode ser considerada uma jogada inteligente da governadora Raquel Lyra. Caso o projeto se concretize, ela terá mais um ponto positivo a ser adicionado ao seu legado de gestão, especialmente em um momento de preparação para a disputa pela reeleição em 2026.