Pages

sexta-feira, 10 de janeiro de 2025

De 'marido e amante' a 'mulher não namora ajudante geral': relembre gafes de Lula

Petista chegou a afirmar que não tinha noção que no Rio Grande do Sul 'tinha tanta gente negra'

Do DIÁRIO DO PODER - Mael Vale
charlesnasci@yahoo.com.br

Após afirmar que "os maridos são mais apaixonados pelas amantes do que pelas próprias esposas", relembre outras gafes cometidas pelo presidente Lula (PT), desde o começo do mandato em 2023.

Não sabia que tinha "tantos negros" no RS

Ao visitar o Rio Grande do Sul em maio do ano passado, período em que o estado estava sofrendo com enchentes que assolavam a região, o petista afirmou que não sabia que tinha "tantas pessoas negras" no RS. "É impressionante, eu não tinha noção que no Rio Grande do Sul tinha tanta gente negra. E no 'Fantástico' apareceu muita gente. Eu falei: 'não é possível'. Aí a Janja me falou: – é porque são os mais pobres, é porque moram nos lugares mais arriscados de ser vítima dessas coisas", afirmou.

"Batuque do tambor"

Durante um evento em São Bernardo do Campo, o presidente Lula dirigiu-se a uma jovem negra: "Você é cantora?". Ao receber resposta negativa, Lula disparou: "Uma afrodescendente como você gosta de batucar um tambor."

Comparou ações de Israel ao Nazismo

Em fevereiro de 2024, Lula comparou os ataques de Israel na Faixa de Gaza, que classificou as ações de Israel na Faixa de Gaza ao extermínio de milhões de judeus pelos nazistas chefiados por Adolf Hitler no século passado. Lula classificou a resposta de Israel na Faixa de Gaza aos ataques terroristas promovidos pelo Hamas como "genocídio" e "chacina". "O que está acontecendo na Faixa Gaza não existe em nenhum outro momento histórico, aliás, existiu, quando Hitler resolveu matar os judeus", afirmou o petista.

A fala foi muito criticada pelo primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, do presidente do Memorial do Holocausto Yad Vashem, Dani Dayan, e da Confederação Israelita do Brasil (Conib). O governo de Israel declarou inclusive Lula como "persona non grata".

"Mulher não namora ajudante geral"

Em outra gafe, Lula afirmou que "nenhuma mulher quer namorar com um cara que é ajudante geral". A declaração ocorreu em evento no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, em fevereiro de 2024, quando o petista defendia a importância da educação.

"Se a gente não tiver profissão, a gente vai ser ajudante geral e ajudante geral não ganha nada. Nenhuma mulher quer namorar com um cara que mostra carteira profissional, qual é a sua profissão? Ajudante geral. A mulher fala: 'Pô cara, nem uma profissão você tem, para levar o feijão e o arroz para casa no final do mês, e as crianças que vão nascer, como é que a gente vai cuidar?' Então, tem que estudar", declarou Lula.

"Se for corinthiano, tudo bem"

Em evento no Palácio do Planalto em julho de 2024, ao destacar dados de violência contra as mulheres de uma pesquisa que aponta aumento de agressões domésticas contra as mesmas após jogos de futebol, Lula que é corinthiano, disparou a seguinte pérola: "Se o cara é corinthiano, tudo bem".

"Vaidoso"

Em setembro de 2023, sobre não usar muletas após cirurgia, o petista soltou a seguinte peróla: "Vocês não vão me ver de andador ou de muleta. Vão me ver sempre bonito".

'Desequilíbrio de parafuso'

Lula fez uma declaração polêmica em abril de 2023, durante uma reunião no Palácio do Planalto sobre violência nas escolas. O petista associou transtornos mentais com "desequilíbrio de parafuso", citando que 15% da humanidade teria problemas de deficiência mental, o que corresponderia a cerca de 30 milhões de pessoas no Brasil. A fala ocorreu após o ataque em uma creche localizada em Blumenau (SC). 

Pediu que beneficiária de programa social "pare de ter filhos"

Lula sugeriu a uma mãe de três crianças, que é beneficiária do programa Bolsa Família, que "parasse de ter filhos". A fala ocorreu durante entrega de moradias em Fortaleza, capital cearense, em junho de 2024. "Veja aquela menina que vem aqui com três crianças. Aquela moça tem 25 anos de idade e ela tem três filhos. Falei para ela: 'Minha filha, a primeira coisa que você tem que fazer é parar de ter filho, porque você já tem três'", disparou o presidente.

Ainda em discurso, o petista se referiu ao presidente da Caixa, Carlos Antônio Vieira, como "gordinho simpático" ao apresentá-lo ao público. Essa não foi a primeira vez que Lula fez declaração desse tipo. Em maio de 2024, o petista citou a história de outra beneficiária do programa: "Quando é que vai fechar a porteira, companheira? Não pode mais ter filho. Ela já tem 5 filhos, ela tem 27 anos de idade".

Em março de 2023, Lula fez uma declaração considerada gordofóbica sobre o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Flávio Dino, durante o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. O petista afirmou que a obesidade causa tantos danos quanto a fome e sugeriu que Dino andava de bicicleta devido ao peso.

"A nossa médica que é ministra da Saúde sabe perfeitamente bem que a obesidade causa tanto mal quanto à fome. E por isso que o Flávio Dino está andando de bicicleta, porque ele sabe que isso vai precisar que o Estado cuide com muito carinho desse mal", declarou.