Pages

terça-feira, 4 de fevereiro de 2025

Janja começou antes do Carnaval

Nas redes sociais, a primeira-dama se apresenta como se fosse ministra de Estado e fala dos compromissos que terá nos próximos dias

De O ANTAGONISTA
charlesnasci@yahoo.com.br

Após dois meses de 'afastamento' para cuidar da saúde do presidente Lula (PT), a primeira-dama Janja afirmou na segunda-feira, 3, estar "com tudo" para começar o ano. "Eu sei que o Carnaval é só em março e as coisas começam só depois do Carnaval no Brasil, mas a gente já começou", disse a esposa de Lula no Instagram após 'receber' o ministro Wellington Dias, do Desenvolvimento Social.

No vídeo, Janja se apresenta como se fosse ministra de Estado e fala dos compromissos que terá nos próximos dias, protagonismo incomum para uma primeira-dama. "E eu comecei muito bem a semana com o ministro Wellington numa agenda muito importante sobre a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Essa semana, eu vou estar em Belém para falar um pouquinho sobre a COP e sobre o projeto das cozinhas sustentáveis. E semana que vem, a gente vai estar numa agenda super importante em Roma, eu e o ministro Wellington".

JANJA PELO BRASIL

Em Belém, Janja deverá se encontrar com os ministros Celso Sabino, do Turismo, e Camilo Santana, da Educação. "2025 vai ser um ano de muito trabalho, vocês vão me ver andar pelo Brasil com vários ministros. A gente vai mostrar um pouquinho dos resultados dos programas e das políticas sociais do governo do presidente Lula. Então aguarde que esse ano vai ser de muito trabalho", continuou a primeira-dama no vídeo publicado no Instagram.

A PRIMEIRA-DAMA VAI A ROMA

A primeira-dama e o ministro de Lula estarão em Roma, na Itália, entre 9 e 13 de fevereiro, participando da reunião que definirá o presidente da Aliança Global de Combate à Fome. O Palácio do Planalto espera conquistar a presidência do bloco multilateral formado por 142 membros entre países, instituições internacionais e organizações não governamentais (ONGs). Em Roma, Janja também deverá participar de uma reunião do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), órgão vinculado à Organização das Nações Unidas (ONU).

O GABINETE DE JANJA

Ainda que não ocupe um cargo no governo, nem tenha recebido um único voto, Janja ocupa um gabinete no terceiro andar do Palácio do Planalto, a poucos metros do de Lula. Ela também mantém uma equipe de pelo menos 12 pessoas. Mesmo assim, o Palácio do Planalto se esforça para esconder informações da agenda da esposa de Lula.