Pages

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Ministro FBC bateu o martelo e já designou o Dnocs para dar início aos trabalhos de revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio

O vereador de Casinhas, Walter Borges (PMN), entregou pessoalmente ao ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, requerimento de sua autoria pleiteando estudos para implantação de um sistema de abastecimento de água local. O encontro dos dois foi há poucos dias atrás, em Brasília, e o pleito já foi atendido (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação) 

DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

O atual ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho, parece que não gosta de perder tempo e já acionou o Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs) para dar início nos próximos dias aos trabalhos de revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio, localizada no município de Casinhas.

O ministro atende o requerimento do vereador Walter Borges (PMN) – que se encontrou pessoalmente com FBC em Brasília há poucos dias atrás –, pleiteando a viabilização de estudos para implantação de um sistema de abastecimento de água visando atender as comunidades de Bengalas, Vila Nova, São Domingos, Lagoa Estreita, Gruta Funda e Serra Verde.  

Em seu requerimento, Walter Borges justifica que “o reservatório de Vertente do Heráclio tem capacidade de armazenamento suficiente para beneficiar as comunidades citadas. Valendo salientar que este mesmo reservatório já abasteceu uma população de mais de 30 mil habitantes quando a adutora levava água ao município de Surubim. Com o passar do tempo, passou a abastecer a cidade de Casinhas e, com a chegada do Sistema Adutor de Jucazinho, a mesma ficou desativada (...) Sua reativação irá atender e suprir as necessidades destas comunidades, que hoje são abastecidas através de carro-pipas.”

O coordenador estadual do Dnocs em Pernambuco, Antônio de Pádua Kehrle, informou a Borges que nos próximos 15 dias uma equipe técnica da Coordenadoria Estadual do departamento, juntamente com uma empresa contratada, dará início aos trabalhos de revitalização do açude, que constará do desmatamento e limpeza dos taludes, desobstrução da área do sangradouro, revisão geral das calhas, etc. 
Na mesma ocasião, a equipe técnica, liderada por um engenheiro, verificará as condições e necessidades para abastecimento de mais de mil famílias que serão beneficiadas através do sistema.