Pages

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Vereador fala sobre o projeto de revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio

Walter: "Há 30 anos atrás, essa mesma barragem abasteceu o município de Surubim, que na época possuía seus 35, 40 mil habitantes. Então porque Casinhas, hoje com pouco mais de 14 mil habitantes, também não pode ser abastecido pelo reservatório?" (Foto: Arquivo pessoal/Divulgação)


DA REDAÇÃO DO +CASINHAS.COM

charlesnasci@yahoo.com.br

Confira o trecho da entrevista concedida no último dia 5 de fevereiro pelo vereador de Casinhas, Walter Borges (PMN), na Rádio Integração FM, em que ele fala sobre o requerimento 048/2010, de sua autoria, que faz apelo junto ao Ministério da Integração Nacional no sentido de viabilizar a revitalização da Barragem de Vertente do Heráclio, além da criação de um sistema de abastecimento de água que pode vir a beneficiar até mil famílias do município:   

"Nós temos uma barragem, com água minada, mineral, aprovada e de 1ª qualidade e que, há 25 ou 30 anos atrás, abasteceu o município de Surubim, que naquela época já tinha seus 35 ou 40 mil habitantes. Então porque Casinhas, hoje com pouco mais de 14 mil habitantes, também não pode ser abastecido pelo reservatório? É um fato que soa até meio estranho.Eu procurei o prefeito João Camêlo e ele demonstrou sensibilidade em relação ao projeto, até porque também já lutou por sua viabilização, quando há alguns anos atrás fomos juntos a Brasília e solicitamos a limpeza da barragem ao então ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima. A barragem já pertenceu ao DNOCS, foi desativada, ficou abandonada e hoje só serve para abastecer Gruta Funda, Serra Verde, alguns pontos, enfim. Aí fica São Domingos, Bengalas, Vila Nova, Lagoa Estreita, outra parte de Serra Verde, e até o próprio distrito de Oratório sem água! Eu apresentei o requerimento na Câmara de Vereadores e ele foi aprovado; em seguida entreguei pessoalmente ao ministro pernambucano Fernando Bezerra Coelho, que me recebeu no Ministério da Integração Nacional a pedido do governador Eduardo Campos. O requerimento pede que uma equipe verifique as condições, necessidades e faça a limpeza da barragem. Limpeza feita, que o prefeito se disponha a colocar um vigilante para fazer o controle da água no local para que possamos atender todas as comunidades que já citei. Não digo nem água encanada, que ela (a barragem) não pode comportar, mas pelo menos alguns chafarizes em pontos estratégicos para que possamos pelo menos dar uma melhorada na qualidade de vida de muitas famílias que hoje dependem exclusivamente do abastecimento que é feito pelos carros-pipas do Exército."