DO BLOG DA FOLHA
charlesnasci@yahoo.com.br
Em Pernambuco, cerca de 47 mil eleitores podem ter o título cancelado se até o dia 14 não comparecerem ao cartório para regularizar a situação. O número corresponde ao eleitores que não votaram nas três últimas eleições nem justificaram ausência. Em Recife, cerca de 10 mil eleitores podem perder o título e em Olinda 2 mil.
O eleitor faltoso que não seguir a orientação até essa data terá o título de eleitor cancelado e poderá ser impedido de obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público, participar em concorrência pública ou administrativa, obter certos tipos de empréstimos e inscrição, além de poder se prejudicar na investidura e nomeação em concurso público.
Também não poderá renovar matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo, praticar qualquer ato para o qual se exija quitação do serviço militar ou imposto de renda, obter certidão de quitação eleitoral e obter qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Na página do Tribunal Superior Eleitoral na internet (opção "Serviços ao Eleitor") é possível fazer uma consulta para verificar se o documento está sujeito ao cancelamento. Caso esteja o eleitor deve procurar as centrais de atendimento ao eleitor ou o cartório eleitoral mais próximo da sua residência. Com informações do TRE.