Subscribe:
.

sábado, 4 de maio de 2024

Nessas horas, ninguém assume a responsabilidade...


Do BLOG DO AGRESTE - Alfredo Neto
charlesnasci@yahoo.com.br

Diante do asfalto "sonrisal" colocado nos 7km da estrada de São Bento, no Sítio Ribeiro Grande, a gestão Zé Martins (PSB) está denunciando a ConstruMaster ao DNOCS (responsável pelos recursos) pela má qualidade do serviço. São mais de R$ 6 milhões dos impostos pagos pela sociedade jogados fora. Nessas horas, ninguém assume a responsabilidade. Já na inauguração da obra, em 2023, o povo da prefeitura era só festa para sair na foto.

Governadora Raquel Lyra sanciona lei que cria o PE Produz Polo de Confecções e fortalece empresas do Agreste


Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br

A Lei 18.531, que institui o Programa de Desenvolvimento do Polo de Confecções do Agreste – PE Produz Polo de Confecções, foi sancionada nesta sexta-feira (3) pela governadora Raquel Lyra. A nova política, publicada na edição deste sábado (4) do Diário Oficial, prevê a aquisição pelo Governo do Estado de fardamentos e alguns tipos de materiais escolares das empresas da área têxtil da região. A sanção ocorre após a Assembleia Legislativa de Pernambuco aprovar, na última segunda-feira (29), o projeto que foi enviado em 5 de março pela gestora.

"Esse projeto foi pensado para impulsionar o Polo de Confecções do Agreste e toda região no entorno, permitindo que a economia circule em todo Estado, com geração de emprego e renda e fornecendo aos alunos materiais de qualidade com preço justo. Agora, diversos itens usados pelos estudantes na rede estadual de ensino serão produzidos por empreendedores do interior de Pernambuco ou instalados lá, beneficiando o desenvolvimento econômico da nossa gente", destacou a governadora Raquel Lyra.

Com a legislação, o Poder Executivo Estadual, no Edital de Chamamento Público para os credenciamentos, poderá reservar 50% do total de itens a serem adquiridos para aquisição preferencial de microempresas e empresas de pequeno porte do Polo de Confecções do Agreste. Além disso, haverá a possibilidade de apresentação da certidão de regularidade fiscal estadual apenas quando ocorrer a efetiva contratação.

O programa sancionado tem como objetivos: reduzir as desigualdades sociais e regionais, por meio do desenvolvimento econômico e sustentável; fomentar as atividades desenvolvidas no âmbito dos arranjos produtivos das áreas têxtil e de confecções da região; e incentivar a formalização e/ou regularização das Microempresas – ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP estabelecidas na região, contribuindo para a arrecadação de impostos.

O PE Produz Polo de Confecções considera as empresas que tenham a matriz estabelecida nas cidades da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 08 (Agrestina, Alagoinha, Altinho, Barra de Guabiraba, Belo Jardim, Bezerros, Bonito, Brejo da Madre de Deus, Cachoeirinha, Camocim de São Félix, Caruaru, Cupira, Gravatá, Ibirajuba, Jataúba, Lagoa dos Gatos, Panelas, Pesqueira, Poção, Pombos, Riacho das Almas, Sairé, Sanharó, São Bento do Una, São Caetano, São Joaquim do Monte e Tacaimbó) e da Região de Desenvolvimento Agreste Central – RD 09 (Bom Jardim, Casinhas, Cumaru, Feira Nova, Frei Miguelinho, João Alfredo, Limoeiro, Machados, Orobó, Passira, Salgadinho, São Vicente Férrer, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Maria do Cambucá, Surubim, Taquaritinga do Norte, Toritama, Vertente do Lério e Vertentes).

O Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco possui mais de 2 mil empresas formalizadas, que produzem cerca de 50 milhões de peças por ano. O diferencial do complexo é o fato de que ele possui um número considerável de pequenos e médios produtores, permitindo, assim, melhor equilíbrio de distribuição de renda e um ambiente favorável para o empreendedorismo e para o surgimento de novos negócios.

Agenda do sabadão: Chaparral acompanha ações de saúde e prestigia aniversário de loja em Surubim


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Nesta sábado (4), o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Surubim, Cleber Chaparral (União Brasil), teve uma manhã movimentada na cidade. Acompanhado de amigos e apoiadores, Chaparral participou de duas importantes ações voltadas para a saúde da população, além de prestigiar o aniversário de uma loja local.
Pela manhã, Chaparral esteve presente em um mutirão de triagem de catarata e pterígio, realizado na Escola Técnica Antônio Arruda de Farias. O evento atraiu um grande número de pessoas de diversas partes de Surubim em busca de tratamento oftalmológico. O deputado parabenizou os organizadores e expressou sua satisfação em ver a comunidade unida em prol da saúde dos surubinenses.
Em seguida, Chaparral se dirigiu à Praça dos Cavalos, onde foi convidado pelo vereador Fabrício Brito para participar de uma ação de saúde promovida em parceria com empresas locais. Essa iniciativa reforça o compromisso do deputado em apoiar projetos que beneficiem a saúde e o bem-estar da população, além de fortalecer a integração entre o poder público e a iniciativa privada em Surubim.
Para encerrar a manhã, Chaparral fez uma breve visita à loja Brilhante Jóias, que comemorou 31 anos de inauguração. O deputado parabenizou dona Nalva e toda a equipe de funcionários pelo sucesso e pela contribuição para o comércio local ao longo dos anos.

Fotos: Marcus Vinícius

Chaparral e Ronaldo celebram aniversário de 134 anos de Umbuzeiro ao lado do povo


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado estadual pernambucano Cleber Chaparral marcou presença nas festividades que comemoraram os 134 anos de emancipação política de Umbuzeiro, na Paraíba, na última quinta-feira (2). Em um gesto de proximidade com a comunidade, Chaparral se juntou ao povo umbuzeirense para celebrar a rica história e cultura da cidade.
Nascido em Umbuzeiro e com raízes profundas na região, Chaparral aproveitou a ocasião para reafirmar seu compromisso com a cidade e seus habitantes. Ao lado de seu tio Ronaldo, um respeitado empresário e pré-candidato a prefeito, e de outros amigos e líderes políticos, Chaparral foi calorosamente recebido pelos umbuzeirenses.
"É sempre uma emoção voltar à terra onde nasci e celebrar datas tão significativas como essa", compartilhou Chaparral nas redes sociais. "Nesta noite especial, tive a oportunidade de compartilhar sorrisos, abraços e histórias de esperança com minha comunidade. Caminhamos juntos, fortalecendo laços e construindo sonhos para uma cidade melhor."
Durante o evento, Chaparral teve a oportunidade de trocar ideias e ouvir as demandas da população, reafirmando seu compromisso em trabalhar em prol do desenvolvimento e do bem-estar de Umbuzeiro. "Nesse dia especial, sentimos a força da união e o calor humano que nos impulsiona a seguir adiante, rumo a um futuro promissor para Umbuzeiro e sua gente", concluiu o deputado.

Fotos: Marcus Vinícius

TRE-PE faz plantão para regularização eleitoral; prazo termina quarta, dia 8


Do DIARIO DE PERNAMBUCO - Dantas Barreto
charlesnasci@yahoo.com.br

Quem precisa regularizar a situação de seu título eleitoral ou emitir o documento pela primeira vez tem até a próxima quarta-feira (8) para tomar providências a tempo de votar nas eleições municipais de outubro. O prazo serve também para a transferência do domicílio eleitoral, caso o eleitor tenha mudado de endereço, indo morar em bairro ou município de outra zona eleitoral, por exemplo. É possível somente atualizar informações cadastrais, se necessário. Vale lembrar que, neste ano, devido ao caráter local das eleições, não há possibilidade de voto em trânsito.

Para facilitar a vida dos eleitores pernambucanos, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) está de plantão, neste final de semana. As unidades de atendimento ao funcionam em todo o Estado das 8h às 18h neste sábado (4), e das 9h às18h no domingo (5). Após o dia 8, qualquer alteração no cadastro eleitoral somente poderá ser realizada depois da votação deste ano. O pleito está marcado para 6 de outubro, com eventual segundo turno em 27 de outubro. Neste ano, os eleitores vão votar para os cargos de prefeito, vice-prefeito e vereador.

Quem vai tirar o seu primeiro título de eleitor precisa necessariamente comparecer a um cartório eleitoral para se alistar. Qualquer pessoa que tenha 16 anos na data da votação pode solicitar o documento que a qualifica a votar. Precisam comparecer ao cartório eleitoral mais próximo os eleitores que ainda não possuem o cadastro de biometria.

Para a transferência de domicílio eleitoral, é necessário comprovar vínculo com a localidade em que o eleitor pretende votar. Para requerer a transferência, é necessário que o eleitor resida há pelo menos três meses no novo município e já tenha transcorrido, no mínimo, um ano da data do alistamento eleitoral ou da última transferência do título. Estão isentos dessa condição os servidores civis ou militares, bem como seus familiares, que tenha se mudado em decorrência de transferência ou remoção.

Governadora Raquel Lyra lança Festival 'Pernambuco Meu País' que contempla cidades do Agreste e Sertão


Do G1
charlesnasci@yahoo.com.br

A governadora Raquel Lyra lançou o Festival Pernambuco Meu País, que vai levar de forma itinerante, uma programação que abrange todas as linguagens artísticas para sete cidades do Agreste e Sertão com o objetivo de promover a classe artística e fortalecer a economia e o turismo no estado.

O novo festival será realizado nos municípios de Caruaru, Buíque, Bezerros, Gravatá, Arcoverde, Triunfo e Taquaritinga do Norte. As inscrições, por parte de artistas representantes de todas as linguagens artísticas, deverão ser feitas entre os dias 6 e 15 de maio (até às 17h), por meio de formulário disponível exclusivamente no
Mapa Cultural de Pernambuco. O resultado final das propostas habilitadas será divulgado no dia 5 de junho deste ano.

Em todas as cidades, serão realizados shows, espetáculos, apresentações circenses, exposições, intervenções artísticas e muitas outras atividades, de forma gratuita, para todas as idades. O Festival levará atividades que possibilitem a exploração e potencialização do mercado criativo, fortalecendo o cenário cultural dos municípios.

No governo Lula, Estado gasta sempre mais – e pobres ficam cada vez mais pobres


Da GAZETA DO POVO - J.R. GUZZO
charlesnasci@yahoo.com.br

O único projeto de política econômica que o governo Lula leva a sério, e pelo qual batalha desde que reassumiu o comando da administração pública, é gastar; jamais pensou em outra coisa. Quando o presidente se lembra de fazer algum discurso a esse respeito, alega que o erário precisa gastar cada vez mais para fazer "investimentos" e ajudar "os pobres". Na maior parte do tempo, já nem se incomoda em explicar nada. Quem, com um mínimo de raciocínio, pode acreditar num negócio desses?

Os pobres, em si mesmos, não estão vendo a cor desse dinheiro todo – nunca viram, na verdade. Não viram e nem vão ver, porque a política econômica do gasto público ilimitado tem como objetivo central gastar com a própria máquina pública. É lá que fica o ouro: com eles mesmos, e eles querem mais ouro a cada dia. Ninguém precisa ser economista para saber disso. O Estado brasileiro continua a gastar, e cada vez mais. Os pobres continuam pobres. Por quê?


Há, naturalmente, uma coleção completa de teorias suspostamente fundamentadas nos rigores técnicos da ciência econômica sustentando que não é assim, e que o resumo exposto acima é apenas uma "articulação da direita" para impedir a distribuição de renda, a igualdade e a redução da pobreza no Brasil. Nada disso chega a ser um raciocínio – é apenas um manifesto, e como em geral acontece com os manifestos, a intenção não é expor a realidade, e sim veicular os desejos ideológicos dos autores.

A política de gastos públicos do Brasil, no mundo dos fatos, é uma obra prima em matéria de concentração de renda. Tira cada vez mais de todos para entregar cada vez mais aos mesmos – os bilionários amigos e a minoria de gatos gordos que se pendura nos galhos mais altos da máquina estatal. Tome-se, por exemplo, o escândalo permanente nos ganhos do Judiciário. O Brasil tem o sistema de justiça mais caro do mundo, ou um dos mais caros, e não passa pela cabeça de ninguém dizer que haja justiça no país. Mas a última ideia que tiveram a respeito foi socar mais dinheiro no bolso de juízes e procuradores: querem, agora, que eles ganhem o "quinquênio", uma aberração pela qual seu salário aumenta automaticamente a cada cinco anos.

Nem é preciso falar do resto – do fato, digamos, de que mais de 90% dos magistrados brasileiros ganha acima do teto salarial imposto pela Constituição Federal. Ou dos salários de marajá que a população paga para o alto clero do funcionalismo público, ou mesmo para o médio clero – e para a vertigem de gastos com a criação de novos ministérios, com os cortejos de 50 carros nos desfiles do presidente pelo estrangeiro, com a transformação da Aeronáutica em serviço de táxi aéreo para os magnatas do governo e tantas outras coisas do mesmo gênero.

O fato é que a realização mais visível do governo Lula, até agora, é estar cobrando os impostos mais altos que este país jamais viu. Eles querem ainda mais, como acabam de confirmar com a Reforma Tributária que mandaram para a Câmara; é inevitável, se a única lógica fiscal que conhecem é gastar sem limite consigo mesmos e, depois, arrancar o imposto para tentar cobrir o que já gastaram. O resultado é que o Brasil tem hoje despesas e déficit em nível recorde. Alguém é capaz de dizer por onde andam os "investimentos" de Lula, e os "empregos"que viriam deles?

Tragédia: sobe para 56 o número de mortos no RS; 350 mil estão sem luz


Do METRÓPOLES
charlesnasci@yahoo.com.br

Chegou a 56 o número de mortos por causa das fortes chuvas que atingem o Rio Grande do Sul (RS) desde a última segunda-feira (29.05). De acordo com o boletim da 
Defesa Civil do estado divulgado na manhã deste sábado (4), há ainda 67 desaparecidos e 74 pessoas feridas. Outras 24.666 estão desalojadas. Ainda segundo o boletim, há 350 mil pontos sem energia elétrica e 860.952 clientes sem abastecimento de água. As aulas estão suspensas em toda a rede estadual. Os temporais afetam ao menos 281 municípios do RS.

O Instituto Nacional de Meteorologia prevê forte risco de tempestades até as 12h deste sábado. Já no domingo (5), as chuvas devem dar uma trégua. A catástrofe humanitária é agravada pelo transbordamento de rios e represas na região, como o Guaíba em Porto Alegre, que ultrapassou os 5 metros, superando a cheia histórica de 1941. Na manhã deste sábado (4), o nível do rio chegou a 5,2 metros.

Os temporais ainda provocaram o fechamento, parcial ou total, de 128 trechos em 68 rodovias gaúchas. Ao todo, 603 escolas foram danificadas ou estão fechadas para servir de abrigo às pessoas atingidas pela tragédia. Outras não podem abrir as portas devido a problemas de acesso ou transporte. São quase 200 mil estudantes afetados em 215 municípios. O volume das chuvas levou o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, a suspender as operações por tempo indeterminado. O governador do estado, Eduardo Leite (PSDB), classificou a tragédia como "pior desastre já registrado".

Superlotação: Pernambuco tem mais de 90 crianças e bebês à espera de vaga em UTIs pediátricas e neonatais


Da TV GLOBO - Gustavo Ferreira
charlesnasci@yahoo.com.br

As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) pediátricas e neonatais em Pernambuco seguem apresentando quadro de superlotação. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde (SES), 98 pacientes, sendo 81 crianças e 17 bebês, seguem à espera de um leito de cuidados intensivos na noite desta sexta-feira (3). De manhã, os números eram ainda maiores: 96 crianças e 20 bebês na fila.

Uma crise idêntica aconteceu em 2023, quando as unidades de saúde ficaram superlotadas por causa do aumento no número de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG). Neste ano, o problema voltou e, no dia 26 de abril, o governo do estado decretou situação de emergência. Naquele dia, 66 crianças e 14 recém-nascidos estavam na fila de espera. Procurada, a secretária de Saúde do estado, Zilda Cavalcanti, informou que abriu 140 leitos desde o ano passado (saiba mais abaixo).

A promotora de Justiça Helena Capela, que é coordenadora do Centro de Apoio de Defesa da Saúde, disse que o cenário se repete todos os anos e que, no ano passado, abriu um procedimento de investigação. "A resposta que veio foi um plano de contingência para fazer face a essa situação, mas essas medidas não foram suficientes no sentido de que a espera por leitos de UTI está muito grande. E o estado não está conseguindo, na agilidade que é necessária, aumentar esse número de leitos", disse a promotora.

A TV Globo esteve, nesta sexta (3), em algumas unidades de saúde onde várias famílias aguardavam atendimento. A filha da dona de casa Kaline Emily Rodrigues tem 1 ano e 9 meses e, desde a semana passada, está com sintomas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), mas só na quinta-feira (2) conseguiu ser internada na UTI do Hospital Otávio de Freitas, na Zona Oeste do Recife. "Diziam que não tinha UTI, meu marido foi lá, fez um barraco e conseguiram, porque ficaram com medo porque ele disse que ia chamar a imprensa", contou Kaline.

A secretária de Saúde, Zilda Cavalcanti, disse que, desde o ano passado, foram abertos 140 novos leitos, "com perspectiva de abrir mais". "Estamos com a telessaúde com pediatras 24 horas atendendo à necessidade e às dúvidas de todo o estado. Estamos fazendo capacitação nas várias gerências regionais de saúde ao longo de todo o estado também. Já capacitamos mais de 500 profissionais de saúde, num atendimento de fluxo direcionado para que a gente minimize os riscos de complicação, e especialmente trabalhando na prevenção", afirmou.

A secretária ressaltou ainda que é importante que os pais e responsáveis mantenham as vacinas das crianças em dia, inclusive a da gripe. Segundo a secretária, os novos leitos foram criados nas seguintes unidades e regiões:

Grande Recife:

-Hospital Correia Picanço, no Recife – 7 leitos
-Hospital Jaboatão Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes – 10 leitos

Zona da Mata:

-Hospital Ermírio Coutinho, em Nazaré da Mata – 10 leitos
-Hospital Regional de Palmares, em Vitória de Santo Antão – 36 leitos
-Hospital João Murilo, também em Vitória de Santo Antão – 10 leitos

Sertão:

-Hospital Dom Malan, em Petrolina – 15 leitos
-Hospital Fernando Bezerra, em Ouricuri – 8 leitos
-Hospital Inácio de Sá, em Salgueiro – 10 leitos
-Hospital Eduardo Campos, em Serra Talhada – 24 leitos
-Hospital Inácio de Sá, em Afogados da Ingazeira – 10 leitos

Alepe pauta governadora


Do BLOG CENÁRIO - Américo Rodrigo
charlesnasci@yahoo.com.br

Como o Blog Cenário noticiou em primeira mão na última quarta (1º), o Governo do Estado nomeou uma enfermeira para a coordenação regional do Núcleo de Apoio às Famílias das Crianças com Microcefalia. O ato publicado no Diario Oficial aconteceu dois dias após audiência pública realizada sobre o tema na Alepe.

O descaso do governo Raquel Lyra com a não realização das cirurgias deste público ganhou grande repercussão em todo o Estado, após os deputados darem visibilidade à situação. Embora governe de costas para a Alepe, igual fez com o Legislativo em Caruaru quando foi prefeita da cidade, o caso amoleceu o coração da tucana que resolveu fazer o aceno.

A nomeação é considerada pequena, diante do tamanho do problema enfrentado na saúde pelas 138 famílias, mas um alento para quem não tinha respostas sobre as demandas. Essa é mais uma prova da importância que é os dois poderes caminharem sintonizados. Que o exemplo fique para outras situações e que o espaço para o diálogo prevaleça.

sexta-feira, 3 de maio de 2024

André Ferreira se encontra com Nelson e destina R$ 2 milhões para Santa Maria do Cambucá


Do BLOG DO ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de Santa Maria do Cambucá, Nelson Sebastião de Lima (PSD), recebeu nesta última quinta-feira (2) o deputado federal André Ferreira. O parlamentar visitou o município e confirmou a destinação de R$ 1 milhão para a saúde e mais R$ 1 milhão que serão investidos na pavimentação de diversas ruas da zona rural.

"Estive com o deputado André Ferreira, importante parceiro de Santa Maria do Cambucá, sempre comprometido com o nosso município", disse Nelson, que está no quarto ano do seu primeiro mandato, e deve concorrer à reeleição. O deputado também compartilhou o encontro em suas redes sociais: "Com o amigo prefeito Nelson, de Santa Maria do Cambucá". 

O deputado André Ferreira tem se fortalecido cada vez mais com as parcerias que tem firmado com os prefeitos das cidades do interior do Estado. São diversas emendas que tem destinado para auxiliar no crescimento dos municípios.

Carreta Agro do Banco do Brasil chega a Surubim


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Com o foco de levar diversas palestras sobre empreendedorismo, agronegócio e atendimentos diferenciados para a população, a carreta Agro do Banco do Brasil chegou, desde ontem (2), em Surubim. A ação, que conta com o apoio da Prefeitura de Surubim, trouxe uma programação repleta de palestras e serviços para os surubinenses, até hoje (3).

Prefeituráveis marcam presença no encerramento da Festa de São José Operário, padroeiro de Lagoa da Vaca, em Surubim


Do PORTAL DA CIDADE SURUBIM
charlesnasci@yahoo.com.br

Foi realizada na última quarta-feira (1º de maio), o encerramento da Festa de São José Operário, padroeiro da comunidade de Lagoa da Vaca. O evento, que contou com grande presença de público, também foi bastante prestigiado pela presença dos pré-candidatos à Prefeitura de Surubim, que acompanharam a Procissão com a imagem de São José e a Santa Missa.
O ex-prefeito e pré-candidato pelo Solidariedade, Dr. Flávio Nóbrega, esteve no evento acompanhado da ex-deputada federal Marília Arraes, que é líder do partido em Pernambuco. A vereadora Véia de Aprígio (PSB) estava acompanhada da prefeita Ana Célia e do deputado estadual Rodrigo Farias (PSB). E o deputado estadual Cleber Chaparral (União Brasil) acompanhou o evento, junto com integrantes do grupo político e correligionários do partido em Surubim.
A festa de São José Operário foi iniciada no dia 21 de abril, com celebrações durante todos os dias. O encerramento ocorreu neste feriado de 1º de maio e contou no horário da manhã com a Missa Solene, celebrada pelo padre Marcílio. No final da tarde, foi realizada a Procissão que percorreu ruas da comunidade de Lagoa da Vaca e a Santa Missa, que foi celebrada pelo Padre Antônio Inácio. O encerramento do tributo a São José Operário também marcou a abertura do mês Mariano, que terá uma programação de celebrações neste mês de maio em Lagoa da Vaca.

Bobo da corte


Do BLOG DE MAGNO MARTINS
charlesnasci@yahoo.com.br

Classificado de incompetente e de plantador de notícias falsas do Governo Lula, pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, esticou a corda. De passagem, ontem, pelo Recife, fez um discurso inapropriado, em tom de cobrança ao prefeito João Campos (PSB), pela vaga de vice para o PT na chapa do socialista.

Além de propagador de fake news, segundo carimbou Lira, Padilha é desinformado. Se tivesse conversado com a presidente nacional do PT, Gleisi Hoffmann, e com o próprio Lula, não teria dado uma fora. A Lula e Gleisi, João já comunicou e apresentou as razões que não abrigará o PT em sua chapa, como também tomou igual iniciativa o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD).

João e Paes são irmãos siameses nessa contenda com o PT. Ambos são candidatos à reeleição numa eleição dentro da outra, ou seja, se forem reeleitos em 2024 serão, automaticamente, nomes naturais para disputarem as eleições para governador dois anos depois, em 2026, nos seus Estados. No Rio, o vice de Paes tende a ser o deputado Pedro Paulo, do PSD, nome da absoluta confiança do prefeito.

No Recife, João escolherá um dos quatro integrantes da sua equipe que, no apagar das luzes do prazo de filiação partidária, os abrigou em legendas que integram a sua base de sustentação na Câmara e estarão firmes na sua coligação: a secretária de Infraestrutura, Marília Dantas, nome mais forte, colocou no MDB.

Já a secretária de Finanças, Maíra Fischer, ingressou no União Brasil, enquanto o secretário de Planejamento, Felipe Matos, foi filiado ao Republicanos e, por fim, Victor Marques, chefe de gabinete, assinou a ficha do PCdoB. Sairá desse grupo o vice de João. O PT vai ficar chupando o dedo, com o pincel pendurado. Padilha perdeu seu tempo e deu a impressão de que não tem sintonia nenhuma com Lula, nem tampouco com a presidente petista.

É o bobo da corte!

Queimadas crescem 154% na Amazônia e batem recorde no segundo ano do mandato de Lula


Da GAZETA DO POVO
charlesnasci@yahoo.com.br

O número de queimadas na Amazônia bateu um novo recorde durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT): a incidência do fogo na floresta é 154% maior nos quatro primeiros meses do ano em relação ao mesmo período de 2023. Foram 8.895 focos de incêndio na floresta de janeiro a abril de 2024 contra 3.381 no mesmo período em 2023, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As queimadas na Amazônia foram um dos principais motivos de ataques políticos de Lula contra o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Durante a campanha presidencial e no primeiro ano de seu governo, o petista acusou Bolsonaro de incentivar agricultores e a incendiarem a floresta amazônica. Mas Lula passou a fechar os olhos para as queimadas. Após uma alta inicial, os últimos dois anos do governo de Bolsonaro vinham registrando quedas nos números de queimadas no período dos primeiros quatro meses do ano.

Em programas de governo, o combate ao desmatamento tem sido tratado como prioridade, enquanto o orçamento para o combate às queimadas no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama) teve um corte de 24%. Além disso, na busca pelo protagonismo internacional na pauta ambiental, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, não tem mencionado dados sobre as queimadas em seus discursos, evidenciando apenas a queda de 50% nos desmatamentos no país.

Tanto desmatamento como queimadas destroem as florestas, mas o governo dá nomes diferentes para cada caso e alega questões técnicas. Em tese, o desmatamento é o corte sistematizado da floresta para extrair madeira e abrir espaço para a agropecuária. As queimadas têm origem natural (incidência de raios, por exemplo) ou humana e ocorrem de forma descontrolada. Contudo, muitas queimadas também são utilizadas com o objetivo de limpar a área para a agricultura. Na prática, a diferenciação técnica acaba servindo também para fins de propaganda governamental.

quinta-feira, 2 de maio de 2024

"Alepe Cuida" abre inscrições para serviços gratuitos de saúde e cidadania em Surubim


Do FALA PE
charlesnasci@yahoo.com.br

A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) chega com a nova edição do programa "Alepe Cuida" nos próximos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira), no município de Surubim, com atendimentos gratuitos em saúde e cidadania. Serão 2,5 mil atendimentos entre consultas, exames, vacinação, testagem rápida, retirada de documentos e outras ações de orientação e inclusão social. Os serviços serão realizados das 9h às 12h e das 13h às 16h no Pátio da Antiga Usina, centro da cidade.

As inscrições estão abertas a partir desta sexta-feira (03/05) pelos fones disponibilizados pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional da Assembleia Legislativa: (81) 3183-2424 e 3183-2026. Os horários de agendamento são de 8h às 13 horas desta sexta-feira (03), e de 8h ao meio-dia e 13h às 16h na segunda (06) e terça-feira (07) da próxima semana.

Além de consultas médicas, a população de Surubim terá direito a atendimentos gratuitos em odontologia, urologia, oftalmologia, ginecologia, nutrição, mastologia, psiquiatria, além de exames de citologia, ultrassonografia, mamografia e análise clínica (hemograma), todos mediante agendamento pelos telefones disponíveis.

O "Alepe Cuida" oferecerá ainda serviços por demanda espontânea (sem necessidade de agendamento) de emissão de carteira de identidade, exames de DNA, oficinas de corte de cabelo, design de sobrancelhas, ventosaterapia e atividades culturais. Orientação para saúde bucal e distribuição de kits de escovação também estão previstos no programa.

Para os pequenos empresários da região haverá serviços de orientação sobre abertura do Microempreendedor Individual (MEI), consultas e parcelamento de dívidas, obtenção de créditos do BND e atendimento nos mais variados segmentos do comércio.

O "Alepe Cuida" é coordenado pela Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional (SSMO) da Assembleia Legislativa em parceria com a Prefeitura de Surubim, Banco do Nordeste, Fecomercio (Sesc/Senac), Instituto Tavares Buril, Conselho Regional de Odontologia, Defensoria Pública, Procon e Sebrae.

Serviço:

"Alepe Cuida" em Surubim nos dias 8 e 9 (quarta e quinta-feira) das 9h às 12h e das 13h às 16h
Local: Pátio da Antiga Usina, centro da cidade
Maiores informações e agendamentos pelos fones: (81) 3183.2424 e (81) 3183.2026

Deputado Cleber Chaparral declara apoio à reeleição de Orlando Jorge em Limoeiro


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

O cenário político na cidade de Limoeiro, no Agreste, ganhou destaque nesta quinta-feira, 02 de maio, com o anúncio do apoio do deputado estadual Cleber Chaparral (União Brasil) à pré-campanha de reeleição do atual prefeito, Orlando Jorge (Podemos). Em um encontro realizado durante a manhã, Chaparral e lideranças do seu grupo se reuniram com o prefeito Jorge para oficializar o apoio e expressar seu comprometimento com o projeto político da situação limoeirense.

Por meio das redes sociais, Chaparral expressou sua satisfação em unir forças com o prefeito e sua equipe, destacando o trabalho realizado até o momento e a visão de continuidade para o desenvolvimento de Limoeiro. "Hoje estive com o meu grupo visitando o amigo e prefeito de Limoeiro, Orlando Jorge, e na ocasião tive a alegria de declarar apoio à pré-campanha dele para a reeleição. Estamos juntos, Orlando! Vamos caminhando e construindo a cada dia uma bela história para a 'Princesa do Capibaribe'", afirmou Chaparral.

Veja no vídeo:


O deputado também fez questão de agradecer a presença e apoio de diversos amigos e correligionários que estiveram presentes no encontro, destacando o valor da união e do trabalho conjunto na construção de uma Limoeiro cada vez mais desenvolvida. "Obrigado aos amigos Débora, Ananias, Joacyr, Dona Ju, Rose, Tetel, Serginho, Angelita e outros amigos que estiveram conosco", pontuou.

Por sua vez, o prefeito Orlando Jorge também se utilizou das redes sociais para comemorar o importante apoio do mais novo aliado político. "Quero desejar as boas-vindas ao deputado estadual Cleber Chaparral e todo o seu time ao nosso grupo! O amigo Chaparral é mais um que está atento às melhorias e aos avanços que Limoeiro está vivenciando! Vamos em frente!", registrou.

"A Prefeitura de Machados não vai trabalhar para sustentar agiota", diz ex-prefeito


Do BLOG DO AGRESTE - Alfredo Neto
charlesnasci@yahoo.com.br

O ex-prefeito de Machados, Argemiro Pimentel (REPU), publicou um vídeo nas redes sociais para reafirmar que segue pré-candidato a prefeito. Recentemente, ele teve a prestação de contas do exercício 2018 rejeitada pela maioria dos vereadores, os quais seguiram a recomendação do parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE). Diante da possibilidade de ficar inelegível por oito anos, Argemiro afirmou que a justiça permitirá a candidatura e chamou os comentários que circulam na cidade de "balela".

Veja no vídeo:


Pimentel também fez autoelogios e críticas ao atual gestor, Juarez Rodrigues (PSB), o qual tentará a reeleição. Eles foram aliados durante os dois mandatos de Argemiro, com Rodrigues sendo o vice e o escolhido para tentar a sucessão, disputa que foi vitoriosa. Meses depois, veio o rompimento. Ao pedir que as pessoas visitem o portal da transparência, ele disparou: "Veja o roubo e a safadeza que está em Machados". Em seguida, emendou: "A Prefeitura de Machados não vai trabalhar para sustentar agiota".

Em Surubim, mutirão de triagem promete atender centenas de pacientes com catarata e pterígio neste sábado (4)


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Na manhã deste sábado, dia 4 de maio, a cidade de Surubim será palco de uma ação que promete trazer esperança e alívio para muitos moradores locais que sofrem com problemas de visão. Sob a iniciativa do deputado estadual Cleber Chaparral (União Brasil), um mutirão de triagem para cirurgias de catarata e pterígio será realizado, visando proporcionar acesso rápido e eficiente aos cuidados oftalmológicos necessários.

O evento acontecerá a partir das 8h, nas instalações da Escola Técnica Antônio Arruda de Farias, localizada próxima ao Parque de Exposição de Animais. Para garantir o atendimento, é essencial que os participantes estejam munidos da xerox dos seguintes documentos: RG, CPF e Cartão do SUS.

A catarata e o pterígio são condições oftalmológicas que podem comprometer significativamente a qualidade de vida das pessoas afetadas. Por meio deste mutirão, busca-se não apenas identificar os casos que necessitam de intervenção cirúrgica, mas também fornecer orientação e encaminhamento para o tratamento adequado.

"É uma oportunidade única para aqueles que estão enfrentando problemas de visão receberem a avaliação necessária e, se for o caso, serem encaminhados para o tratamento adequado. Estamos empenhados em garantir que todos tenham acesso à saúde visual de qualidade", destacou o deputado Chaparral.

Prefeitura de Surubim convida para o evento 'Innovation Express UPE'


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Participe do Innovation Express UPE em Surubim
! O evento acontecerá no dia 07 de maio, terça-feira, a partir das 8h, no Centro Cultural de Surubim. As informações são da Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Surubim.

Venha se conectar com a revolução tecnológica no Agreste Central Pernambucano! O Innovation Express UPE chega a Surubim para impulsionar a inovação na Indústria de Confecções e o Empreendedorismo Local, transformando ideias em soluções que elevem a qualidade de vida da nossa comunidade.

Esse evento é fruto de uma parceria incrível entre Sudene, Universidade de Pernambuco (UPE), DotLab e Prefeitura Municipal de Surubim. Garanta sua vaga e participe desse evento que vai transformar a forma como encaramos a inovação na nossa região!

Deputado Coronel Meira apresenta denúncia contra Lula e Boulos por crime eleitoral


Do BLOG DE EDMAR LYRA
charlesnasci@yahoo.com.br

O deputado federal Coronel Meira (PL-PE) apresentou nesta quarta-feira, 1 de maio, denúncia à Procuradoria Geral Eleitoral- PGE, contra Lula e Boulos por crime eleitoral. No evento em comemoração ao Dia do Trabalhador, em São Paulo, Lula pediu votos para Boulos fora do período determinado pela Legislação Eleitoral.

O evento foi organizado por centrais sindicais, no Estádio do Corinthians e contou com a presença institucional do atual Presidente da República Lula, ministros e parlamentares, incluindo o deputado federal Guilherme Boulos, pré-candidato à Prefeitura do Município de São Paulo. Na ocasião, o Presidente da República chamou Boulos de "candidato" e, em seu discurso, pediu, de forma explícita, votos para o referido pré-candidato, nas eleições municipais, previstas para os dias 6 e 27 de outubro de 2024.

Veja no vídeo:


Em discurso transmitido ao vivo para todo o Brasil, pelo canal oficial da Presidência da República e do CanalGov, perfil da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) no Youtube, Lula declarou o seguinte: "Por isso eu quero dizer para vocês, ninguém derrotará esse moço aqui se vocês votarem no Boulos para prefeito de São Paulo nas próximas eleições. E eu vou fazer um apelo: cada pessoa que votou no Lula em 89, 94, 98, em 2006, em 2010, em 2018, em 2022, tem que votar no Boulos para prefeito de São Paulo".

Após a repercussão do caso, no entanto, os vídeos foram retirados do ar, em uma evidente tentativa de ocultar os fatos.

Prefeito de São Paulo vai à Justiça após Lula pedir votos para Boulos


Do DIÁRIO DO PODER - Rodrigo Vilela
charlesnasci@yahoo.com.br

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), afirmou que vai acionar a Justiça após o presidente Lula aproveitar evento do 1º de Maio para pedir votos para Guilherme Boulos (Psol), que deve enfrentar Nunes na disputa pela prefeitura municipal. "Ficou muito claro do desrespeito à lei eleitoral, pediu voto claramente em um ato importante aqui na cidade de São Paulo. Então, não há outro caminho a não ser judicializado para buscar a reparação por conta de um ato desse impensado do presidente, imagino", declarou o prefeito.

Veja no vídeo:


O deputado Kim Kataguiri (União-SP) também afirmou que entrou com uma ação contra Lula no Ministério Público Eleitoral por campanha antecipada. Outro parlamentar de oposição, deputado Nikolas Ferreira (PL-MG), reagiu ao ato de Lula. "Representarei Lula e Boulos ao Ministério Público de São Paulo por campanha antecipada, condutas vedadas e improbidade administrativa", disse.

Show em que Lula pediu votos para Boulos captou R$ 250 mil via Lei Rouanet e teve apoio da Petrobras


Do DIÁRIO DO PODER - Rodrigo Vilela
charlesnasci@yahoo.com.br

O evento em que Lula pediu votos para Guilherme Boulos (Psol), pré-candidato a prefeito de São Paulo, contou com R$250 mil captados pela Lei Rouanet. A faculdade São Leopoldo Mandic foi a empresa que injetou o recurso no evento. É possível confirmar o aporte por meio do Sistema de Acesso às Leis de Incentivo à Cultura, ferramenta de transparência e fiscalização que permite consulta à projetos financiados pela Lei Rouanet.

Veja no vídeo:


A proposta solicitou a captação de até R$6.331.737,75; valor integralmente autorizado. No entanto, o valor levantado ficou em R$250 mil. A Petrobras e o Conselho Nacional do Sesi também aparecem como patrocinadores do evento. As informações são do jornal O Estado de São Paulo.

Ao site Poder360, a petroleira disse que o patrocínio é legal e que "a Petrobras busca reforçar sua imagem como apoiadora da cultura brasileira". Já o Conselho Nacional do Sesi alegou que "não apoia eventos políticos partidários. O evento que o Conselho do Sesi apoiou foi o Ato do 1º de Maio unificado das centrais sindicais do país. Evento destinado a celebrar a luta e a organização dos trabalhadores e trabalhadoras".

Vexame: Lula sozinho é símbolo dos fracassos de público da esquerda


Da FOLHA DE S.PAULO - Vinicius Torres Freire
charlesnasci@yahoo.com.br

"LULA PRESIDENTE". "Metalúrgico é o primeiro líder de esquerda a ser eleito no país". Eram as manchetes desta Folha na eleição de 2002. Lula deixara o sindicalismo havia quase 20 anos, mas aparecia ainda como operário. Centrais e sindicatos declinavam, mas manteriam alguma presença na vida política ou nas ruas até a Grande Recessão (2014-16). No 1º de Maio de 2010, Lula apresentava Dilma Rousseff como sua sucessora. Os dois foram também à festa da Força Sindical (rival da CUT, lulista, mas então aliada do governo).

A manifestação, com shows e sorteios, teria juntado mais de 450 mil pessoas, segundo a PM, e foi patrocinada por empresas estatais e privadas. A popularidade de Lula passaria de 80% no final daquele ano. No 1º de Maio deste 2024, Lula irritou-se em público por causa do fiasco da festa. No estádio do Corinthians, o Itaquerão, havia umas 2.000 pessoas. O vexame em si não tem importância, embora tenha feito a alegria da extrema direita nas redes. O sindicalismo definha no Brasil faz tempo. A notícia trabalhista mais importante das últimas semanas, de resto, é o fracasso da regulamentação do trabalho dos motoristas de aplicativo, que criticam o projeto do governo e têm aversão a sindicato.

Mais impressionante, embora impressão velha já quase de uma década, é a extinção da esquerda nas ruas. Nem mesmo as causas que já foram célebres da antiga esquerda comovem manifestantes. Em abril de 2017, as centrais sindicais ainda conseguiram levar gente para protestos e promover greves contra a reforma da Previdência, movimento que também expressava raiva contra a pobreza dos anos recessivos. Foi a última vez em que esse dinossauro foi visto. A reforma trabalhista de Michel Temer, de 2017, passou quase sem um pio nas ruas, assim como a reforma da Previdência de 2019.

O maior movimento trabalhista recente foi a greve dos caminhoneiros de 2018. Sim, era isso também, greve, além de locaute e ensaio geral de organização da extrema direita. O Brasil tinha em março passado cerca de 100 milhões de pessoas com algum emprego. O trabalho ainda deveria ser assunto central da esquerda, que, no entanto, se ocupa de outras conversas, ao menos as esquerdas de salão e redes sociais. As demais não têm sucesso de público ou crítica.

Continue lendo clicando aqui.

quarta-feira, 1 de maio de 2024

Matinadas, em Orobó, celebra inaugurações e festa com grandes atrações neste sábado (4)


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

A comunidade de Matinadas, localizada em Orobó, no Agreste pernambucano, vive um clima de festa e celebração neste sábado, dia 4 de maio. A Prefeitura de Orobó realizará a entrega oficial à população da Unidade Básica de Saúde (UBS) e da Quadra Poliesportiva, marcando um momento histórico para a localidade.

As inaugurações estão programadas para iniciar às 16h, oferecendo à população local e aos visitantes estruturas essenciais para o bem-estar e o lazer. A UBS representa um avanço significativo na oferta de serviços de saúde, enquanto a quadra poliesportiva promete ser um espaço de integração e prática esportiva para os moradores.

Além disso, a partir das 20h, a festa do Trabalhador promete agitar a noite com duas atrações musicais de peso: os shows de Batista Lima (foto) e Pikape de Luxo. O evento, realizado pela Prefeitura de Orobó com o apoio do Governo do Estado, através da Fundarpe e Empetur, promete reunir os moradores e visitantes para celebrar o progresso e as conquistas da comunidade de Matinadas.

O convite para o evento foi estendido pelo ex-prefeito e deputado estadual Cleber Chaparral, em colaboração com o atual prefeito, Biu Abreu, através das redes sociais.

Prefeito de Orobó exalta parceria política com os deputados Cleber Chaparral e Fernando Filho


BLOG DO ALBERES XAVIER
charlesnasci@yahoo.com.br

A pavimentação, com paralelepípedos ou o asfaltamento de ruas e avenidas segue sendo um dos principais desafios de gestores, em especial em cidades de pequeno e médio porte espalhadas pelo estado de Pernambuco. Mais conforto, segurança e mobilidade urbana são alguns dos fatores que pesam favoravelmente na busca dos gestores por recursos que viabilizem projetos de aperfeiçoamento e melhorias urbanas.

Na cidade de Orobó, o prefeito Biu Abreu (UB) anda sorrindo à toa, já que, segundo ele em entrevista ao programa 'Cidade em Foco', sua cidade é um verdadeiro exemplo a ser seguido no quesito 'pavimentação urbana'. Biu Abreu revelou que cerca de 90% da cidade, incluindo vilas, distritos e povoados, estão pavimentados, a grande maioria já com cobertura asfáltica.

O prefeito frisou a importância dos deputados Cleber Chaparral (estadual/UB) e Fernando Filho (federal/UB) na obtenção de recursos que têm possibilitado a concretização de grandes investimentos na cidade de Orobó, dentre os quais, as obras de calçamento e asfaltamento de ruas e avenidas. "Tenho que tirar o chapéu para Fernando Filho, por tudo o que ele tem feito por nossa cidade. Já Chaparral, sua habilidade na hora de fazer política tem aberto portas e criado oportunidades únicas para Orobó e para o seu povo".

Prefeito de Bom Jardim celebra Dia do Trabalhador em cerimônia religiosa


Da REDAÇÃO
charlesnasci@yahoo.com.br

Neste feriado do Dia do Trabalhador, o prefeito de Bom Jardim, Janjão, acompanhado da primeira-dama e vereadora Jêssica, além de vereadores e secretários, participou de uma Celebração Eucarística na Matriz de Sant'Ana. Em um momento de reflexão e gratidão, os trabalhadores foram homenageados por sua dedicação e compromisso em contribuir para o desenvolvimento da cidade.
Em meio às celebrações, foi feita uma homenagem especial a São José Operário, padroeiro dos trabalhadores, como um símbolo de proteção e inspiração para todos aqueles que labutam em prol do município de Bom Jardim.
O prefeito Janjão expressou sua gratidão aos trabalhadores por meio das redes sociais, destacando a importância do trabalho como um dom e fonte de progresso para Bom Jardim. "Na ocasião rendemos graças a Deus pelo dom do trabalho, e também gratidão à você trabalhador que com dedicação e compromisso traz desenvolvimento para Bom Jardim! São José Operário, rogai por nós!".